WIKI II

COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO SANTOS DUMONT - ENS. FUND. E MÉDIO
COORDENADORA: SILVANIA TERESINHA MACHADO DE BRITO

SANTA HELENA - PR
NRE - TOLEDO
TEMATICA II
A partir do estudo do texto que traz o jovem como sujeito do Ensino Médio, temos que levar em consideração vários aspectos relacionados a eles, ou seja, compreendê- los e conhecê- los em sua totalidade, considerando sua cultura, sua condição econômica, religião e gênero, focados na diversidade brasileira. É necessário e importante conhecer e aceitar a realidade em que vive nosso jovem,dar- lhes oportunidades para que possam participar das ações da escola e assumir responsabilidades durante as atividades desenvolvidas.
Em relação à afirmação sobre o sentimento de culpa por parte dos jovens e dos professores, faz sentido sim que professores se culpem, pois são eles que orientam e traçam os caminhos para os quais os alunos possam trilhar, porém, essa culpabilidade não é uma regra geral, pois na maioria das vezes, mesmo que os professores oportunizem excelentes caminhos para os alunos, estes não conseguem seguir devido à realidade em que vivem ou não demonstram interesse por não terem consciência da necessidade e importância da escola para suas vidas.
  Acreditamos que uma das principais tarefas do colégio é contribuir para que os jovens possam realizar escolhas conscientes sobre suas trajetórias pessoais e constituir seus próprios acervos de valores e conhecimentos. Escolhas livres e não impostas.  E para que essas escolhas sejam firmes, cabe à escola promover o conhecimento de homem, de mundo e de sociedade que aí está,  estabelecendo relações de sinceridade e respeito mútuo e  buscar  novas alternativas de vida, de produção e de trabalho, preparando o estudante do Ensino Médio para acompanhar a evolução da sociedade, seu modo de viver e pensar, suas tecnologias e como encarar a sua própria existência.

Referência bibliográfica:
Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio _ O jovem como sujeito do Ensino Médio – Etapa I- Caderno II- MEC, 2013.

Comments

imagem de SILVANA APARECIDA MEDEIROS

O jovem

O perfil da escola vem sofrendo alterações ao passar dos tempos. O objetivo é buscar uma solução para os problemas que não tem como simplesmente fingir que não existe.

A relação professor aluno e a informatização está um tanto quanto delicada pela rapidez com que os jovens obtém as informações e a falta de atualização dos professores, todos que participam deste processo precisariam passar por um processo de transformação fazendo assim uma aproximação professor aluno de uma forma que todos obtenham seus objetivos, em nossa escola estamos em uma busca constante para chegar neste público alvo.

Deve existir uma parceira, em todos os aspectos, onde ninguém deve ser considerado inferior. Um deve apoiar o outro para que juntos possam construir o conhecimento e a cidadania. O dialogo é fundamental, pois será dessa forma que o aprendizado pode passar a se tornar um prazer, com o professor despertando a curiosidade dos alunos propondo desafios e respeitando-os. Um respeito que devemos ter também com os nossos professores que são trabalhadores que lutam por melhores condições de vida, assim como nossos pais e mães.

Vote neste Comentário