UTILIZAÇÃO DO APARELHO TELEFÔNICO CELULAR NA ATUALIDADE. Caderno III.
Trabalho realizado pelo Colégio Estadual Emílio de Menezes.
Tutora: Marcia Valentina Pacola.
Professores realizadores: Hermina Gomes, Elaine Minami, Elisa Regina Golçalves, Elaine Colletti, Suileni Aparecida Barbosa, Maria Do Carmo da Silva, Regina Célia da Silva, Ironi de Melo, Suellen da Cruz, Elisangela Polidoro, Marcio José Dantas, Cassiane Markir, Eliza Sviontek, Débora Gogola, Elenir Accordi, Mara Fernandes.
UTILIZAÇÃO DO APARELHO TELEFÔNICO CELULAR NA ATUALIDADE.
O telefone móvel, ou celular, foi lançado em 1973, em Nova Iorque. Gigantesco e pesava o equivalente a dúzias de celulares modernos.
Na época não se via outra utilidade no telefone celular que não fosse a de poder falar de diferentes lugares com um mesmo telefone.
Hoje em dia o telefone celular é um dos aparatos tecnológicos mais comuns. São verdadeiras centrais de multimídias computadorizadas, onde se pode telefonar ouvir rádio, tirar fotos, receber e-mails ou arquivos e acessar a internet, dentre outras muitas funções, passando assim a ter múltiplas finalidades. E é claro que entre os muitos usos que podemos fazer deles, alguns podem ser pedagógicos.
Tendo em vista o avanço que a tecnologia da informação vem tendo nos últimos anos e a facilidade que nossos jovens têm em lidar com, e compreender tais recursos, nada melhor do que levá-los a uma aproximação ainda maior, em sala de aula, com esse instrumento que facilita a aprendizagem.
O que se percebe em sala de aula é um desinteresse cada vez maior por parte dos educandos pelos meios convencionais de ensino, pelas aulas tradicionais em que o professor faz uso apenas do quadro negro e do giz, uma vez que o mundo fora da escola apresenta grandes atrativos ao jovem.
Neste sentido, é desejável promover uma integração com o mundo do conhecimento tecnológico, que é dominado pelos jovens e o conhecimento formal que a escola pretende transmitir. O telefone celular esta presente no dia a dia dos nossos alunos e por que não trazer este recurso para a sala de aula como forma de facilitar o aprendizado e despertar o interesse dos alunos para os conteúdos desenvolvidos em nossas disciplinas.
Nenhum grupo incorporou tão rápida e amplamente a tecnologia à sua rotina quanto os jovens de 12 a 19 anos, e para que se alcance o objetivo de incorporar o uso do telefone celular nas aulas, faz-se necessário realizar um planejamento adequado a faixa etária da classe, despertando a curiosidade dos educandos à construção conjunta de conhecimentos, trocando experiências, compartilhando idéias, mostrando as diversas percepções de mundo, tornando aulas e as atividades diferentes, dinâmicas e atrativas.
Segue abaixo exemplos de aulas em diferentes matérias com o uso do celular como instrumento pedagógico.
INGLÊS: Pesquisar poemas em Inglês, utilizando o celular; escolher a melodia de uma música para ser trabalhada; praticar a leitura de um poema escolhido, observando sua cadência, entonação e ritmo; adaptar o poema para adequá-lo a música escolhida; após algum período de ensaio, gravar a apresentação em áudio do celular smartphone; mostrar o resultado do trabalho para o grupo. Pode ser utilizado como um suporte ao dicionário para busca de palavras desconhecidas e/ou expressões idiomáticas, que muitas vezes os dicionários convencionais não dão suporte. (Professoras Hermina e Elaine Minami).
MATEMÁTICA: Grande aliado em aulas de estatística, onde o aluno poderá trabalhar com gráficos, este arquivo com o gráfico, pode ser algo enviado previamente aos alunos, ou até mesmo pode ser algo construído pelo aluno em outra aula e visualizado no celular. Pode ser trabalhado com planilhas eletrônicas permitindo aliar vários conteúdos: coleta de dados, inserção de fórmulas algébricas para cálculos, elaboração de tabelas e tratamento da informação. (Professoras Elisa, Elaine Coleti e Suileni).
LITERATURA: Baixar os livros em seus celulares e através dos mesmos realizar a leitura dos clássicos de nossa literatura.
Após a leitura os alunos, divididos em grupos, poderão realizar a encenação de trechos dos livros lidos e filmá-los, utilizando os celulares e em seguida as filmagens serão apresentadas a todos os alunos da sala, despertando assim um maior interesse pela leitura dos clássicos da literatura brasileira.
(Professora Maria Do Carmo).
HISTÓRIA: Escolha de um Museu localizado nas Américas para iniciar seu trabalho; verificar e anotar nesse primeiro momento todos os portais disponíveis para obter informações. Em seguida, iniciar a visitação virtual observando nos espaços a iluminação no local, a disposição das peças, informações disponíveis nas etiquetas, exposições em evidência ou itinerantes, e exposições fixas no local. Anotar dados em espanhol ou em inglês e utilizar-se do Google tradutor para formar textos explicativos. Na última aula, será realizada a apresentação em sala, com as informações coletadas e alguns slides com imagens dos locais visitados pelas duplas.
Criar um aplicativo para facilitar o acesso dos alunos aos textos, e textos postados, permitindo postagem de diversos gêneros como notícias, mapas, pinturas e todo texto servindo como fonte histórica de leitura e pesquisas nas aulas. (Professoras Regina Célia, Ironi e Suellen).
ARTE: Nas múltiplas linguagens artísticas e nas artes visuais, podemos destacar uma aula sobre Abstracionismo: indicar um site para pesquisarem a biografia e a estética do artista plástico Piet Mondrian; trocar ou comparar as informações; verificar as principais obras do artista; escolher um lugar, um objeto, uma imagem do colégio que tenha encontro de linhas (percepção); escolhido o local, o objeto ou a imagem, fotografar com o celular; perceber na foto qual parte contém mais encontros de linhas; dar zoom na foto, ampliar a imagem, até que ela não seja mais reconhecida, onde se perceba apenas linhas ou formas geométricas; reproduzir no papel apenas o fragmento ampliado da imagem original; usar na pintura as cores primárias mais o branco e o preto. Cores predominantes nas obras de Mondrian; imprimir a foto para expor ao lado da pintura. (Professora Elisangela, Marcio).
EDUCAÇÃO FÍSICA: Pesquisar no celular como se realiza o cálculo da FC Mínima e FC Máxima de acordo com a sua faixa etária; realizar o cálculo da sua FC mínima e FC máxima; procurar qual os malefícios para o organismo quando ultrapassa seus limites cardíacos na atividade física; realizar o teste de resistência física de aproximadamente 15 minutos de corrida e verificar sua frequência cardíaca; comparar dados com os cálculos realizados anteriormente e na sala de aula fazer um debate sobre a importância do conhecimento fisiológico para a realização de uma prática esportiva.
(Professoras Cassiane e Eliza).
LÍNGUA PORTUGUESA: Eficaz trabalhar com as vantagens e desvantagens que tal equipamento traz. Nas produções de texto é possível relatar a evolução das mensagens no decorrer da última década; das cartas, e-mails ate as mensagens mais simples como whatsapp. Também é importante ressaltar que livros podem ser baixados na integra, para facilitar a leitura. (custo x benefício). De clássicos da literatura e ou livros de vestibulares.
(Professora Débora).
BIOLOGIA: Pesquisar em diferentes fontes se a radiação do telefone celular pode causar câncer. Pesquisar estudos científicos sobre os malefícios que o uso excessivo do telefone celular pode causa ao nosso organismo. Fazer um debate sobre o tema, verdade ou mito sobre a radiação que o celular transmite.
(Professora Elenir).
CIÊNCIAS: Dentro da disciplina de ciências, o conteúdo pode ficar muito mais interessante utilizando o celular para desenvolver certas atividades como: a confecção de uma maquete sobre o corpo humano onde o aluno pode fotografar cada etapa de sua confecção. Discutir as questões éticas e morais envolvendo o uso de imagens e registros, bem como o uso indevido do celular e de outros equipamentos da mídia. Por exemplo, dentro do conteúdo do corpo humano podemos destacar o uso do fone de ouvido, o mal que causa o uso indevido, devido a altura e quantidade de tempo utilizado.
(Professora Mara)
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UTILIZAÇÃO DO APARELHO TELEFÔNICO CELULAR NA ATUALIDADE. Caderno
O uso do celular em sala de aula é um ótimo recurso pedagógico, porém, temos primeiro que pensar que nem todos os colégio tem condições de ter uma internet potente para fazer esse tipo de trabalho em sala de aula. Más é uma ótima iniciativa, praticamente todos os alunos possuem celular, más nem todos tem os celulares possuem as funções adequadas para tais trabalhos, portanto, mesmo assim, os trabalhos poderão ser feitos em grupo, o que já ajuda muito. É fato, que a postura do aluno frente o uso do celular também precisa ser trabalhada previamente para que não haja conflito entre professor e aluno, devido o uso do aparelho para outros fins. A postura do professor também precisa ser mudada quanto ao uso dessa mídia tecnológica, começando pela aprendizagem das funções do mesmo para o uso pedagógico, bem como, aceitação do mesmo em sala de aula.
USO DO CELULAR EM SALA DE AULA
CONCORDO COM VOCÊ ANGELA, NÃO PODEMOS ESQUECER QUE AS MUDANÇAS ESTÃO ACONTECENDO E RAPIDAMENTE , NOSSOS ALUNOS SÃO SERES HUMANOS TECNOLÓGICO, COMO TRABALHAR EM SALA DE AULA SEM PERMITIR O USO DO CELULAR? É PRECISO MUDAR NOSSA POSTURA E ENSINÁ-LOS COMO USAR NA ESCOLA SEM PREJUÍZO NA APRENDIZAGEM.