A Universalização do Ensino Médio

                                         Reflexão e Ação 4

Primeiramente, é necessário detectar as causas da evasão em todos os âmbitos. A família é a primeira instância que deve valorizar e priorizar a escola, evitando que o aluno falte. O Estado, por sua vez, deve prover as condições para que os alunos possam cursar o Ensino Médio, não só da escola, como também a saúde, segurança e transporte dos alunos, entre outras, para que não sejam um impedimento ao comparecimento deles. As entidades da sociedade civil também devem intensificar as ações integradas à educação, para que a escola não fique isolada e o aluno veja interesse nela.

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imagem de Daniel de Oliveira

A Universalização do Ensino Médio

Com certeza, toda a sociedade deve estar empenhada no processo de ensino aprendizagem, se queremos construir um futuro e um país melhor para nós, para nossos filhos, netos e toda nossa família. É necessário, realmente, um pacto pela educação, no qual a sociedade civil, as instituições públicas, as entidades sem fim lucrativo, enfim, quaquer ente corretamente constituído perante a lei e a sociedade, atuem conjuntamente, através de projetos, parcerias, ações, planejamento, etc., todos com a finalidade de buscarmos uma educação realmente de qualidade para todos, universal, laica, e que vise não só a formação para o emprego, mas também para a cidadania integral do ser humano. Somente assim nosso país poderá galgar passos mais largos para o seu completo desenvolvimento, com a educação sendo um dos pilares principais deste processo, pois sabemos, um país não se constrói só com educação, mas sim com a conscientização dos deveres e direitos de cada um para uma boa vivência em uma sociedade democrática, que respeite todos por igual.

 

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