Uma escola entre redes sociais - Documentário de Pesquisa

O documentário busca compreender o cotidiano de utilização das redes sociais por professores e estudantes de Ensino Médio do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, localizado na Região de Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Foram entrevistados professores e estudantes de todos os turnos, que revelaram dinâmicas e conteúdos dos relacionamentos gerados pelo uso das redes sociais, com destaque para o Facebook.

Com as redes sociais e "os professores interagindo com a gente, eles podem ver como a gente pensa, e a gente pode ver como os professores pensam". Nesta frase uma estudante definiu o significado das redes sociais para o relacionamento entre professores e alunos, expandindo essa interação para além dos muros da escola e dos papéis convencionais que esses sujeitos ocupam no espaço escolar.

O documentário é um dos resultados da pesquisa Redes Sociais na Escola realizada pelo Observatório Jovem/UFF e que foi contemplada pelo edital de apoio à escola pública da Faperj.

Leia na Biblioteca EMdiálogo texto de comunicação sobre a pesquisa: A escola tem tudo o que precisamos. O Facebook tem tudo o que gostamos”: estudo de caso sobre as redes sociais de internet numa escola pública de Ensino Médio

Assista ao Trailer do filme (2 min.)

imagem de shirlei sales

Escola & Redes Sociais

Esse vídeo traz muitas questões importantes para se pensar a relação entre a escola e a juventude ciborgue, altamente conectada nas redes sociais.

Escola e redes sociais são rivais? Seriam incompatíveis?

Ou seria possível utilizar as redes sociais como aliadas no currículo do ensino médio?

Escola e ciberespaço são independentes, completamente distintos e separados? Ou estão em permanente contato? Seu conteúdo sofre mútua interferência?

A escola está nas redes sociais? E as redes sociais estão na sala de aula?

#ficaadica: um livro que ajuda a compreender essas questões é:

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

#valeapenaler.

Esse livro pode ajudar a refletir sobre as provocações colocadas nesse vídeo.

imagem de Sueli Salva

uma escola entre as redes sociais

Margaret Mead  ao falar sobre cultura argumenta acerca da distância entre o mundo juvenil e o mundo adulto. O documentário  possibilitou refletir sobre essa distância e nos desafia a pensar estratégias de aproximação com os jovens na escola, especialmente em relação ao uso das mídias. O documentário traduz a realidade de muitos estudantes das escolas públicas, mesmo aqueles de classes menos favorecidas, tem acesso as mídias e, mesmo que muitas escolas tentem deixa-las do lado de fora, elas atravessam os muros e entram. Então porque não fazer delas aliadas na construção do processo educativo?

O ducumentário nos instiga a pensar.

imagem de Sueli Salva

entrevista Pier Cesare Rovoltella

imagem de Clarice Luiz Sant'Anna

Uma escola entre redes sociais

Esse documentário mexeu comigo, realmente. Ao mesmo tempo em que observo que não estou distante das redes sociais que utilizo o facebook como ferramenta de comunicação, aproximação, pesquisa, envio de materiais solicitados pelos próprios alunos. Onde eles comentam e eu comento postagens e trocamos ideias. Percebo que a Escola, ainda está numa perspectiva de redoma de vidro. Meus próprios colegas fazem isso ao achar que estão expondo sua vida. O documentário fala sobre isso. Mas qual o problema de nos mostrarmos ou desvelarmos no facebook com postagens, curtições, comentários, posicionamentos. Será que ainda estou naquela época em que professor dentro da sala é um e fora da escola é outro?. Estou logada sempre. Quando não posso chego dou uma olhada, respondo a uma chamada, se não der tempo, digo que o farei depois. O olho no olho é muito bom!!! Mas vamos falar a verdade? Quem consegue olho no olho com uma turma inteira. Ás vezes terminamos o ano sem saber o nome do aluno. As redes sociais permitem a leitura de imagens, vozes veladas, músicas, estilos, moda, prazeres, onde fomos e se curtimos essa ida, passeios, locais, mundo, poesia, amores. Isso é conhecimento e aprendizagem. O vídeo está maravilhoso e pretendo assisitir com os colegas para também analisarmos se temos esta escuta presente em nós. Redes Sociais é muito mais que olho no olho é olhar a vida, tal como ela é.

imagem de Nádia Maciel Falcão

Uma escola entre redes sociais e o medo da exposicao

Dentre os vários aspectos interessantes que os depoimentos dos estudantes e professores revelam, fiquei pensando sobre esse temor, que em alguma medida também compartilho, da exposição de aspectos da vida pessoal dos professores nas redes. Eu que cresci numa pequena cidade onde não era incomum que todos soubessem onde morava, com quem vivia, quantos filhos tinha, qual a religião e onde bebia o professor X ou Z, me pego pensando o que pode ter de tão assustador nisso? Parece que as grandes cidades e seus modos de vida terão agora que aprender com o campo e as pequenas cidades um certo jeito de tirar proveito dessa extensão das relações.