Um tema favorecendo a interdisciplinaridade.

Manoel Tomé da Silva Neto

Col. Est. Olivo Frcaro

Um tema favorecendo a interdisciplinaridade.
Questão 1 - A educação alimentar como tema central proporcionando uma integração disciplinar extremamente proveitosa para o aluno, nos levando a uma discussão em duas grandes áreas; a condição técnico cientifica quando levamos em consideração a necessidade de alimentação e a produção de energia no nosso corpo e a condição sócio cultural nos levando a refletir sobre o consumismo exagerado  incentivado pela cultura capitalista em que vivemos bem como as diferentes culturas ético raciais e suas alternativas de alimentação. Essa interação disciplinar nos leva a uma gama extraordinária de conhecimentos e todos com aplicações práticas diretas proporcionando uma curiosidade necessária ao desenvolvimento intelectual.
Questão 2 - Cultura: o valor intrínseco da produção cultural expressa pelo trabalho do carpinteiro.
Trabalho: o ofício do carpinteiro.
Ciência: o uso do grafite um mineral para executar seu trabalho.
Tecnologia: as diversas técnicas utilizadas e aprimoradas no intuito de aprimorar seu trabalho.
Tendo em vistas as dimensões destacadas anteriormente pode-se perceber que usar esse texto como ponto de partida e eixo central no estudo e contextualização de conteúdo é extremamente rico no que tange a diversidade de abordagem que podemos vislumbrar. Tomando como exemplo: porque o uso do óleo era usado para fixar, historicamente eles chegaram a essa conclusão por experimentação mas com o conhecimento cientifico podemos explicar porque isso acontece e como fazer para otimizar esse processo.
Discussão do filme A Guerra do Fogo. Este filme foi tomado como tema norteador para algumas ações de interdisciplinaridade com os alunos do ensino médio noturno. Não consegui achar um ponto de apoio para nenhum conteúdo especifico em matemática no entanto em física encontrei dois pontos que são: equipamento lançador de flecha que potencializa a força com a utilização de uma alavanca e a produção de fogo através de atrito tomando como base e utilizando a quantificação para resolver problemas matemáticos. Ao meu ver os alunos receberam muito bem essa nossa tentativo de usar um tema principal como fator motivador da interdisciplinaridade ele entenderam a ação e conseguiram compreender os conteúdos propostos.

Comments

imagem de Susana Aparecida Slompo Grein

A carta de Van Gogh, questão 2.

Olá colega, na questão 2, avaliamos ainda a maneira como ele fala da evollução dos materias artísticos , que na época de Durer final de 1400, era mais trabalhoso desenvolver um trabalho, já na época de Van Gogh, em 1800, ele possuia materiais que facilitavam  o mesmo, e como eles interfeririam na expressão de suas obras.

Vote neste Comentário