Trabalhando para a formação do Ser Humano Integral

A leitura do Caderno 1 me trouxe uma importante reflexão sobre a Formação Humana Integral. Sabe-se que na atualidade nos é exigido cada vez mais auto-determinação, pois o ambiente social, que agora também é virtual está repleto de novas exigências tanto no ambito individual, como no coletivo. Sendo assim, reflito que é necessário que o sujeito tenha consciência nítida do seu verdadeiro ser, que deverá orientar todo seu pensar, dizer e fazer. Penso que faz-se necessário dar uma base para o aluno/a se auto-educar, dessa forma e concomitantemente ele se auto-realizará, pois a auto-educação é idêntica a auto-realização a meu ver, e ambas partem não de iniciativas do poder público, mas são criadas e se manifestam a partir de diálogos, dessa forma, no caso da relação que é traçada entre professor e aluno/a, esses diálogos a respeito do ser e da auto-educação e auto-realização devem partir dos encontros na sala de aula. Acredito que para além do cumprimento do currículo básico, deve-se implementar esse imprescindível conteúdo, que é o humanismo, e ainda que no início muitos professores sintam que estão perdendo tempo, esse trabalho de dialogar sobre o ser integral, a auto-educação e auto-realização, irá surtir bons efeitos a médio e longo prazo.
 

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imagem de Caroline Cunha Moura

Início de diálogos e discussões.

Um bom começo é iniciar discussões sobre o que o aluno/a espera de si, quem ele/a pensa que é, fazê-los escrever, e incitá-lo a perceber se suas respostas já não estão prontas desde criança pelos pais, mídia e indústria cultural. E depois uma boa explanação sobre a Indústria Cultural seria um bom começo. Após algumas reflexões seria interessandte pedir para o aluno/a ler o que escreveu anteriormente e comparar com o que pensa após estudos e reflexões.

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