TEMÁTICAS DE TODOS OS CADERNOS
COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA TEKO NEMOINGO
NRE DE FOZ DO IGUAÇU PR
CRISTIANE EBERHARDT
TEMÁTICA I
Como podemos ver a partir da leitura e análise que esta sendo feita a partir da avaliações, seja dos alunos, pais, professores e os que estão inseridos no âmbito educacional, nos faz pensar que enquanto estudiosos da área, precisamos urgentemente encontrar soluções para estes problemas existentes nas escolas . Buscar maneiras de realizar um trabalho com mais competência na educação e proporcionar aos alunos, pais e comunidade um envolvimento maior, mais eficaz. No entanto, percebe-se a escola sozinha, sem a participação efetiva desses atores para poder auxiliar nestas mudanças. Neste aspecto, cada vez mais vemos crescer a dificuldade em ensinar e aprender e os problemas disciplinares nas escolas fazendo com que o professor não saiba enfrentar esta situação.Acredito que nossa escola vive e presencia alguns problemas relacionados ao âmbito cultural e social, onde muitos alunos tem a dificuldade na hora de fazer uma prova pois não tem a instrução de e o hábito de pegar um caderno para estudar em casa, sendo assim chegam na escola sem a bagagem necessária para fazer uma boa prova ou trabalho.Em nosso colégio a partir do PPP, estão especificados alguns critérios de avaliação, 7.0 de provas, e 3.0 de trabalhos, mas acredito que isso deveria ser mudado pois eu como professora de língua espanhola, tenho muito mais a acrescentar aos alunos se fizermos mais trabalhos em sala, como conversações, diálogos, apresentações, entre outras atividades que poderiam contar como trabalho e tem que ser em forma de prova, e dessa maneira só se falando em prova o alunos já fica mais retraído, com medo de fazer essas atividades que foram propostas.
TEMÁTICA II
A cada dia que passa está se tornando mais difícil trabalhar com alguns alunos do ensino médio pois muitos deles só querem saber de usar celular em sala de aula.Tive uma experiência a alguns dias atrás em um colégio onde trabalho pois passei uma atividade de tradução e alguns alunos queriam usar o celular para traduzir e não os dicionários.Muitos desses alunos ficam a aula toda nos celulares mesmo sabendo que não pode ser usado.Muitas vezes acredito que esses alunos tem ou enfrentam algum problema em casa e acabam se refugiando usando meios de comunicação como a internet.Acredito que com as discussões que estamos fazendo no curso do pacto pelo ensino médio vamos descobrir e trabalhar novas maneiras de atividades com nossos alunos
Consideramos a categoria da juventude parte de um processo que ganha contornos a partir do passar do tempo pois descobrirmos novas maneiras de trabalhar novas situações que vão surgindo, temos que trabalhar a questão cultural, social familiar para que possamos descobrir novas formas e maneiras de propormos atividades para nossos alunos do ensino médio.
Temos em nossa escola alguns alunos que trabalham para comprar suas coisas como roupas, e outras coisas mais, muitos de nossos alunos acabam não vindo alguns dias na escola pois senda a necessidade de comprar suas coisas, querem andar bem arrumados.
TEMÁTICA III
Acredito que promovendo debates entre professores alunos juntamente com a direção da escola vamos conseguir chegar a um ponto de partida para trabalhar a questão da ciência e da tecnologia da cultura,na escola onde trabalhamos as tecnologias ao pouco estão chegando pois muitos de nossos alunos já possuem um aparelho celular com a internet, já conseguem se comunicar com o mundo afora.Com o uso dessas tecnologias culturais vamos poder atualizar nossos conhecimentos, trabalhando a ciência do mundo em geral. Quando falamos em debate temos grandes dificuldades em falar tudo o que pensamos, pois são várias as percepções que temos em relação aos assuntos trabalhados em nosso meio escolar, temos dificuldades em articular conteúdos e trabalhar estes mesmos pois alguns alunos faltam no dia que iremos trabalhar um determinado conteúdo, e assim esses mesmos perdem a seqüência das atividades propostas,sendo assim acabamos tendo dificuldades de proporcionar nossas oportunidades de ensino para nossos alunos.Já estamos trabalhando em um conjunto com alguns professores a interdisciplinaridade definindo estratégias para um melhor entendimento de nossos alunos, trabalhando o hábito da pesquisa, fazendo trabalhos que façam com que nossos alunos desenvolvam o senso crítico.Acredito que como todos os nossos colegas de profissão irão dizer o mesmo, nem sempre conseguimos trabalhar e realizar todas atividades que foram propostas no PTD, pois sempre acaba acontecendo algum contratempo e não conseguimos seguir o que foi proposto.Quando falamos e PPP sempre batemos na mesma tecla, quando o elaboramos conforme a realidade de nossa escola, o núcleo de educação não aceita e quer que seja feito conforme as regras estabelecidas pelo núcleo.
TEMÁTICA IV
Estamos vivendo em um mundo de revoluções , onde estamos em movimento continuo,sempre buscando novos meios de aprendizagem e adquirindo novos conhecimentos para passarmos para nossos alunos, mas muitas vezes me pergunto será que nossos alunos indígenas querem realmente seguir o que estamos propondo, ou se para a grande maioria vir para a escola é algo que não seja tão significante, pois muitos deles não tem uma grande perspectiva para o futuro, não querem sair da aldeia para estudar e procurar um serviço, querem continuar suas raízes aqui mesmo na aldeia, pois foi onde nasceram e querem ficar.
A alimentação é algo que temos muito a discutir, pois trabalhamos em uma escola indígena e muitos de nossos alunos só tem uma refeição adequada aqui na escola, onde muitos vem para a escola sem tomar o café da manha e assim o tomam aqui , tem o lanche das dez horas, que pra muitos é o almoço.Vemos que a questão da alimentação interfere sim no aprendizado de nossos alunos, pois se você está com fome com certeza seu rendimento escolar não será o mesmo.Aqui na aldeia já temos essas ditas alimentações fast-food, que foram trazidas por outras pessoas aqui para dentro, ou até mesmo eles saem comprar, isso acaba interferindo na cultura pois muitos perdem hábitos alimentares que vieram de seus antepassados.
Acredito que o autor quer nos passar uma visão que com pouco se faz muito, que com um simples pedaço de carvão quantas coisas, imagens, pinturas, figuras podem ser feitas.Nossos antepassados usavam o carvão como meio de comunicação, pois não tinha outro recurso, e até hoje isso pode ser usado.Conversando com alguns alunos até hoje eles falam que seus pais usam o carvão para alguma finalidade relacionada a comunicação e a arte.
TEMÁTICA V
Acredito quer em nosso colégio estamos melhorando muito a questão das discussões que são tratadas e definidas no colégio estão sendo mais especificadas as atividades que são realizadas.Estão sendo passados por e-mail, , colocadas no mural da sala dos professores, as atividades que são propostas e serão realizadas.
Temos em nosso colégio o conselho escolar , onde são feitas reuniões, mas as vezes as pessoas que são responsáveis não vem participar dessas reuniões ,pois muitos trabalham ou não tem o interesse de participar dessas tomadas de decisões Existe os membros do grêmio estudantil, mas os mesmos não participam das decisões que são tomadas.
Em nosso colégio nem sempre temos a participação dos pais na tomada das decisões pois muitos trabalham fora da aldeia e acabam não tendo um tempo hábil para participar dessas reuniões.
O projeto político pedagógico foi estruturado junto com os professores e equipe pedagógica, nesse PPP colocamos o que realmente é viável para o colégio , só que muitas vezes não temos a autonomia de colocar aquilo que realmente é necessário, pois temos um padrão para seguir, sendo assim não podemos realmente colocar o que queremos fazer e trabalhar com nossos alunos, conforme nossas necessidades.
TEMÁTICA VI
Como podemos ver a partir da leitura e análise que esta sendo feita a partir das avaliações, seja dos alunos, pais, professores e os que estão inseridos no âmbito educacional, nos faz pensar que enquanto estudiosos da área, precisamos urgentemente encontrar soluções para estes problemas existentes nas escolas . Buscar maneiras de realizar um trabalho com mais competência na educação e proporcionar aos alunos, pais e comunidade um envolvimento maior, mais eficaz. No entanto, percebe-se a escola sozinha, sem a participação efetiva desses atores para poder auxiliar nestas mudanças. Neste aspecto, cada vez mais vemos crescer a dificuldade em ensinar e aprender e os problemas disciplinares nas escolas fazendo com que o professor não saiba enfrentar esta situação.Acredito que nossa escola vive e presencia alguns problemas relacionados ao âmbito cultural e social, onde muitos alunos tem a dificuldade na hora de fazer uma prova pois não tem a instrução de e o hábito de pegar um caderno para estudar em casa, sendo assim chegam na escola sem a bagagem necessária para fazer uma boa prova ou trabalho.Em nosso colégio a partir do PPP, estão especificados alguns critérios de avaliação, 7.0 de provas, e 3.0 de trabalhos, mas acredito que isso deveria ser mudado pois eu como professora de língua espanhola, tenho muito mais a acrescentar aos alunos se fizermos mais trabalhos em sala, como conversações, diálogos, apresentações, entre outras atividades que poderiam contar como trabalho e tem que ser em forma de prova, e dessa maneira só se falando em prova o alunos já fica mais retraído, com medo de fazer essas atividades que foram propostas.
- Logue-se para poder enviar comentários
Comments
TEMÁTICAS QUE FORAM
TEMÁTICAS QUE FORAM REALIZADAS DURANTE OS ENCONTROS