Temática VI - COLÉGIO ESTADUAL JOÃO MANOEL MONDRONE - MEDIANEIRA - PR - NRE - FOZ DO IGUACU - COORDENADORA - JANICE ROSANGELA CARDOSO GRIEBELER
GRUPO:
Cursistas:Darlan Chiamulera, Dileusa Camargo, Francielli Viecelli Della Betta, Diego Rossi, Emerson Carneiro Marques, Angela Maria Slongo, Ema Luiza Piasson, Ivanete Moraes Marin, Flaviano Oparacz
Reflexão em ação temática 6: Avaliação
a) A partir de sua formação — inicial e continuada— e de sua experiência docente, discuta e reflita com colegas de outra área distinta as questões abaixo (sugerimos pequenos grupos de 3 professores de áreas bastante distintas, por exemplo, Educação Física, Matemática e Sociologia):
– quais têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional?
Após as discussões chegamos à conclusão que os maiores desafios enfrentados no campo da avaliação educacional são:
• A questão da quantidade sobrepondo a qualidade, pois sabemos que, o que prevalece é a quantidade(números) e não a qualidade.
• A falta de tempo para analises de produções dos educandos.
• Os conflitos internos familiares;
• Fazer com que o aluno valorize o conhecimento e não somente a nota;
• Professor de apoio para reforçar no contra turno os conteúdos ensinados em sala de aula.
– qual sua concepção de avaliação e como ela se constituiu na sua trajetória docente?
A avaliação é contínua e processual e deve ser realizada levando em consideração as diferentes etapas de aprendizagem de cada um de nossos educandos. Dentro desta perspectiva a avaliação tem a função de sensibilizar;analisar a realidade, conhecendo e obtendo dados significativos, dando clareza nas ações e possibilitando retomar finalidades e objetivos, realizando assim um julgamento tomando decisão sobre o que fazer,dando continuidade à prática ou elaborando um novo plano de ação.
A avaliação estabelece critérios para que alcancemos os objetivos desejados de acordo com a realidade de nossos educandos e de nossos objetivos.
Consulta ao PPP e Planos de ensino.
b) Em consulta ao projeto político – pedagógico e aos planos de ensino (aos quais você possa ter acesso) de sua escola, procure identificar o seguintes elementos:
- Definição de avaliação encontradas: item 3.8 do Projeto Político Pedagógico
A concepção de avaliação muda em razão do momento histórico e está relacionada ao trabalho. (capitalismo avaliação é um instrumento de discriminação e exclusão social). Mas na escola não pode repetir o sistema adotado pela sociedade, pois precisa ser uma instituição que permita a construção de um novo modelo de sociedade. Para a SEED a avaliação só tem função social quando está intimamente vinculada a um projeto de vida para os homens . Se não for para isso não há necessidade social da avaliação a não ser para preencher com notas os boletins curriculares individuais.
A compreensão da avaliação está vinculada a compreensão das relações sociais, da prática escolar e interações efetivadas dentro da escola.
A avaliação necessita adquirir um novo sentido através de ações coletivas dos professores, com a intencionalidade de rever suas práticas pedagógicas, estabelecer critérios e objetivos bem definidos e assim fazer uma análise da sociedade, da escola e do processo ensino-aprendizagem.
Todos no espaço escolar devem ser avaliados e realizarem sua auto-avaliação( de forma ética e criteriosa),para perceber os entraves que interferem no processo e redimensionar a sua ação. A avaliação é um recurso para repensar e redimensionar qualitativamente o processo ensino-aprendizagem. È por ela que se verifica o nível de apropriação dos conteúdos pelo aluno, se o plano de aula está adequado e a metodologia utilizada garante a aprendizagem do conteúdo, sendo necessário considerar se todos os aspectos estruturais (físicos, humanos e pedagógicos) envolvidos no processo estão adequados para atingir os objetivos. Contempla a intenção de colocar as ações educativas em discussão, reflexão e revisão para que sejam atingidos da melhor forma e do modo mais rápido possível, seus objetivos (NAGEL, 2007).
A avaliação deste colégio é uma ação diagnóstica, contínua e mediadora do processo educativo. Busca causas, hipóteses, as relações entre os vários fatores interagentes no processo educativo e que podem interferir no trabalho que se realiza; Ela reorienta as ações que compõem o trabalho pedagógico. Visa a promoção pelo prisma da aprendizagem significativa, da identificação das causas que dificultam e/ou interferem no processo de aquisição e construção dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade.
- Quais os instrumentos e procedimentos mais utilizados:
No PPP consta: Atividades e trabalhos nota até 3,0 mais duas avaliações no valor de até 8,0.
- Critérios para atribuição de notas ou conceitos de aprovação.
Demonstrar que o aluno consegue compreender a parte teórica usando a prática em laboratórios.
O aluno deve ser capaz de entender o conteúdo proposto das disciplinas através de provas e trabalhos, realizados em laboratórios e sala de aula.
O acompanhamento das atividades desenvolvidas servirão para identificar se os educandos estão conseguindo aliar a teoria e a prática
Participação nas discussões dos conteúdos em sala de aula, funciona como um mecanismo em que oferece ao professor a oportunidade de criar condições para que o aluno participe e apresente argumentos ativamente nas aulas.
Comprometimento com as tarefas assumidas, isso faz com que o aluno se responsabilize em ser pontual com as tarefas tanto em sala de aula quanto nas atividades extra-sala.
Frequência e assiduidade são dois fatores importantíssimos, no controle de presença garantindo a permanência do aluno na escola. Ressalvando que a assiduidade ajuda a reforçar os critérios anteriores no comprometimento dos alunos com sua aprendizagem.
Interesse e envolvimento na execução de tarefas em grupo, torna possível, que os alunos trabalhem e apresente resultados em equipe. Esse é um importante item contribuindo para o desenvolvimento e socialização de cada estudante.
Avaliação considerado como um agente de exclusão, porém não podemos deixar de aplicá-la, tendo em vista que o governo tem como instrumento de verificação da aprendizagem as inúmeras avaliações que são aplicadas periodicamente (avaliações externas).
- Instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo.
É realizado conselho de classe reunindo todos os professores de cada turma juntamente com equipe pedagógica e direção para fins de discussão sobre o aproveitamento escolar do aluno.
São definidos critérios para a reprovação. O aluno não reprovará em apenas uma matéria exceto se exceder o número de faltas. Os professores aprova o aluno por conselho.
- Outras observações que considere relevante para a discussão de avaliação da aprendizagem.
Pré- conselho trimestral com professores, equipe pedagógica.
Pré-conselho individual com os alunos com baixo rendimento.
Reunião com os pais dos alunos de cada turma, no início de ano todos os pais da turma são chamados e tomam conhecimento das formas de avaliação. Durante o ano os pais e alunos com baixo rendimento são convocados para que cientes de suas notas se comprometam a recuperá-las.
c) Após ter visto alguns dados nacionais sobre as taxas de rendimento, procure levantar os dados de sua escola e, sobre eles, observe os seguintes questionamentos:
– Quais são os dados e taxas de rendimento de sua escola?
– O que esses dados lhes revelam?
Estes dados nos revelam que apesar de em 2011, nosso IDEB sofrer sensível queda de 0,8 pontos percentuais em relação a 2009, assim não atingimos a meta prevista para 2011 de 4,6%, ficando 7% abaixo desta meta, conseguimos atingir a meta imposta já em 2013, fato este que a grande maioria das instituições não vem cumprindo.
Em relação à PROVA BRASIL a escola atingiu maior pontuação em matemática e vem conquistando números melhores quando comparados ao município, estado e país de sua inserção. O plano de desenvolvimento da educação estabelece como metas que até 2022 o IDEB do Brasil para os anos iniciais seja de 6,0 e para os anos finais 5,5 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. Apesar de obtermos bons números na vivência diária sabemos que temos e podemos melhorar muito a qualidade de educação que oferecemos em nossa escola.
– Como esses dados são discutidos entre os professores?
Existe, na escola, algum debate sobre eventuais relações entre as taxas de rendimento e a avaliação da aprendizagem nas disciplinas ou em algumas das disciplinas?
R: Os dados referentes à esta questão são discutidos em alguns momentos pontuais na prática da nossa escola. Já vivemos, por exemplo, este tipo debate nas semanas pedagógicas do início do ano letivo. Nossa escola, como vimos, produz uma tabela para que tenhamos real noção dos dados de aprovação, reprovação e evasão.
Entre os professores essa discussão passa pelo campo da teoria pedagógica, de como realizar a avaliação, montar os planos e as ementas das disciplinas. Vai, inclusive, até a análise do contexto social em que as famílias se inserem.
d) Na avaliação institucional de sua escola, como têm sido abordadas as avaliações externas
e como têm sido utilizados seus resultados?
– Existe algum tipo de atividade voltada para essas avaliações? Como, por exemplo organização de simulados, laboratórios ou espaços de diálogos?
– Os alunos fazem comentários sobre o Enem? Se afirmativo, em que perspectiva?
– A organização dos planos de ensino, de alguma forma, tem levando em conta as matrizes
de referência do Enem?
R: As avaliações externas são abordadas especialmente nas semanas e reuniões pedagógicas com a coletividade docente ( índices do IDEB, simulados internos e do ENEM, entre outros), com vistas a verificar o porque dos resultados e a partir destes propor metodologias de trabalho que superem as maiores dificuldades evidenciadas e a continuidade das ações que tem dado certo.
A escola, na busca de resultados mais positivos, procura fazer ( a partir de diagnósticos realizados ), algumas ações como :
- Redução do numero de alunos nas turmas de 6º anos, uma vez que se faz necessário um trabalho diferenciado em virtude do impacto que as mudanças do espaço e metodologia ocasionam aos alunos;
- Trabalho integrado entre professores, equipe pedagógica e órgão competentes externos a escola se faz necessário, especialmente no tocante a evasão e a reprovação;
- Contato com pais ou responsáveis em horários flexíveis de reuniões e nos momentos de entrega de boletins.
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Comments
CADERNO VI
A avaliação deve estar integrada ao projeto político pedagógico da escola. A avaliação deve ser continua verificar a potencialidade e a competência do aluno com função diagnóstica, formativa e somativa. a valiação é uma prática social que carrega os valores e criteriose o professor deve ser flexível.
A avaliação deve ser no dia a
A avaliação deve ser no dia a dia dos alunos de modo que o professor possa diagonosticar e interferir no ensino e aprendizagem do aluno.