Tematica III - COLÉGIO CATARATAS DO IGUAÇU - FOZ DO IGUAÇU
TEMATICA 3 - CURRÍCULO
Reflexão e Ação – Página 17
As decisões sobre o currículo se instituem seleção. Na medida em que se trata de uma seleção, e que esta não é neutra, faz-se necessário clareza sobre quais critérios orientam esse processo de escolha. Promova um debate entre os professores participantes deste curso tendo como tema a seguinte questão: “Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia da cultura?” Registre esse debate e compartilhe as conclusões em suas redes de contato.
RESPOSTA
Entendemos que os conteúdos de sala de aula contribuem sim, tanto para a vida como para o mundo do trabalho uma vez que estas se complementam. A escola é, sem dúvida, um laboratório de relações pessoais. Um dos principais enfoques do Ensino Médio é o de prepará-lo para a vida promovendo a compreensão das contribuições e importância da ciência, da tecnologia e da cultura. A partir dos conhecimentos iniciados na escola espera-se que o estudante consiga relacioná-los com o contexto científico, tecnológico e social no qual está inserido, exercendo e atuando de forma cidadã.
Reflexão e ação – Página 27
Reconhecemos a complexidade das propostas das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Por essa razão, propomos que se reserve um tempo para a leitura e aprofundamento:
1) Ler e analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (Parecer CNE/CEB 05/2011 e Resolução CNE/CEB nº 02/2012 disponíveis em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12992:diretrizespara-a-educacao-basica)>;
2) Organizar uma roda de conversa com os professores da escola sobre as DCNEM.
3) Sistematização: quais as proposições que mais geraram debate? A que você atribui que tenham sido essas as questões mais polêmicas?
4) Faça o registro dessa atividade e socialize com os demais professores cursistas.
RESPOSTA
Aspectos discutidos:
*Organização curricular das disciplinas e processos de avaliação para dar sequências aos estudos. Existe uma proposta de inovação do ensino médio e para o sucesso da mesma é necessário se pensar em como será o processo de seleção para ingressar na universidade. Uma mudança no médio pressupõe também alteração no ensino superior.
*Incompatibilidade da proposta com a duração/carga horária do curso do ensino médio. Percebemos que no modelo brasileiro 4 horas diárias não são suficiente para dar conta do que está proposto como Diretriz para o ensino médio.
A carga horária é uma questão emblemática principalmente para o ensino noturno.
• Outro aspecto discutido foi a questão de especificidades regionais e/ou locais que ao mesmo tempo que valorizam os conhecimentos fragilizam o sistema de avaliação e de unidade do sistema de gestão de ensino.
• Pesquisa como princípio pedagógico: percebe-se que a pesquisa no ensino médio acontece de forma superficial e não como princípio pedagógico. Raramente é entendida como elemento provocador que leve o estudante a imbuir-se do desejo de buscar, de questionar, de compreender.
Reflexão e Ação p Página 34 e 35
Leia atentamente o quadro abaixo
FINALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
– Propiciar o desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional do educando, tendo em vista a construção de sua autonomia intelectual
e moral;
– Possibilitar o desenvolvimento das capacidades de comunicação, por meio das diferentes linguagens e das formas de expressão individual e grupal;
– Incentivar o gosto pela aprendizagem, pela investigação, pelo conhecimento, pelo novo;
– Exercitar o pensamento crítico, por meio do aprimoramento do raciocínio lógico, da criatividade, e da superação de desafios;
– Estimular o desenvolvimento psicomotor, as habilidades física, motora e as diferentes destrezas;
– Propiciar o domínio de conhecimentos científicos básicos, nas diferentes áreas, tais como: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Sociologia, Filosofia, Educação Artística e Educação Física;
– Favorecer a sociabilização, isto é, a produção da identidade e da diferenciação cultural, mediante a localização de si próprio como sujeito, da participação efetiva na sociedade e da localização espaço-temporal e sociocultural.
FONTE: SILVA, M. R. et al. Planejamento e trabalho coletivo. Coletânea Gestão da Escola Pública. Curitiba: UFPR, 2005.
Que relações você estabelece entre essas “finalidades” e o que é praticado nas escolas, considerando sua experiência como aluno e como professor?
Refletir: essas finalidades não são “disciplinares”, mas emergem da contribuição que cada disciplina, cada área, cada experiência vivida dentro e fora da escola oferece no processo formativo ao longo da vida. Em vista dessa consideração, escreva um texto no qual você evidencie as contribuições do que você ensina para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral de seus alunos.
RESPOSTA
Como ajustar a questão de que o ensino médio tem como uma de suas finalidades propiciar o domínio dos conhecimentos básicos em todas as áreas se para ingressar na universidade o acesso continua sendo excludente?
Contribuímos com estas finalidades quando enriquecemos nossas aulas com questões significativas do contexto da vida do estudante. Quando aproveitamos os conteúdos disciplinares para trabalhar ou ilustrar situações reais. Quando participamos da seleção do livro didático tendo a clareza do PPP da escola e qual sua função social. Quando tornamos a escola espaço de discussão e de diálogo, quando incentivamos e promovemos o conhecimento da ciência, da tecnologia e da cultura. Ainda, quando promovemos reflexões sobre interferência do homem no ambiente que vive. Temos um desafio que é promover a Educação Ambiental nas escolas para que tenhamos seres humanos comprometidos com as questões sociais e ambientais, tanto a nível local como global.
Reflexão e Ação – Página
1. Faça a leitura da proposta curricular da sua escola e do componente curricular em que você atua presente nessa proposta.
2. Organize uma roda de diálogo com os jovens alunos da escola e com seus colegas professores; – sobre o currículo da escola; sobre o currículo vivido por estes alunos; sobre o sentido do conhecimento escolar, das experiências vividas mediadas por esse conhecimento e sobre a necessidade de outros conhecimentos e abordagens; conduza de modo a fazer emergir propostas, sugestões de outros encaminhamentos para o currículo, para as disciplinas e para outros arranjos curriculares, considerando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia.
3. Sistematize as conclusões e socialize seus registros em redes virtuais interativas.
RESPOSTA
Consideramos que é através do currículo que se caracteriza um curso, isto é, se define e se demonstra o que se quer trabalhar, para quem e/ou com quem, por que o curso foi criado, de que maneira será trabalhado e como acontecerá a avaliação dos processos de ensino e aprendizagem. Em nossa escola consideramos como ELEMENTOS INDISPENSÁVEIS do currículo:
o O conhecimento e a valorização da história dos sujeitos com os quais trabalhamos;
o A definição de que tipo de formação este curso se destina: formação geral, específica/científica, profissional/técnica, humana/social. Neste aspecto já iniciamos uma discussão num dos momentos de formação continuada e estamos avançando nisto.
o Estamos trabalhando para definir que dimensões são necessárias contemplar no currículo para dar conta da proposta estabelecida e gerar as conexões com todas as áreas do conhecimento.
o Discutimos se o formato da matriz curricular: disciplinar, por área, por projetos se identifica com nossa proposta.
o Conversamos sobre os conteúdos significativos que comporão a Proposta Pedagógica curricular.
o Estabelecemos relações e conexões com REALIDADE da escola, isto é, dos sujeitos que constituem a escola.
o Nosso objetivo é que o currículo esteja em harmonia com o Projeto Político Pedagógico da Escola.
o Entendemos que o espaço da aula não precisa ser necessariamente a sala de aula. Existem diversos locais e objetos que são elementos ou estruturas educadoras. Cabe ao professor explorar novas possibilidades metodológicas para o ensino.
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Comments
Curriculo
A educação brasileira está passando por um processo de transformação, cujo inicia-se na educação basica, onde os currículos tem que ser reformulados, de maneira tal que os mesmos contemplem a realidade dos educandos.
Para que eles possam compreender que o aprendizado em sala de aula faz parte do seu cotitiano ou mesmo da sua história, para tanto o uso dos novos meios tecnologiocs voltado a educação é uma ferramenta poderosa neste processo.
Havendo a necessidade de mistificar nos educadores que esses meios são complexos e podem disvirtuar o ensino. Por meio de cursos mais diretos a educação com uma linguagem menos técnica.
novo currículo
Devemos criar um currículo nacional para padronizar as ações. estabelecendo o que as crianças devem aprender em cada idade, o que seria um importante instrumento para medir – e se cobrar – qualidade no ensino.