Temática II - Caderno II Ciências Humanas Colegio Estadual Marechal Arthur da Costa e Silva -- Medianeira- PR Professores : Nilva , Postai, Rosemari e Jane
Questão 1:
A interdisciplinaridade proposta pelo contexto em que estamos inseridos objetiva promover uma interação entre o aluno, professor e cotidiano. Precisamos construir a criticidade intelectual dos estudantes através da leitura critica, levando-os a perceber que todo texto tem uma intenção e não é neutro. Os diversos tipos de leituras teóricas nos levam a ver a realidade de diversas maneiras e desta forma a leitura crítica que se faz do mundo deve sempre superar o senso comum dos estudantes. Esta criticidade intelectual dos estudantes acontecerá através da leitura, do debate e da escrita, pois estes são importantes em qualquer pesquisa. As disciplinas não necessariamente trabalham com metodologias diferentes, mas o importante é problematizar contextualizando a partir da realidade do aluno e, para que a problematização seja um instrumento mediador das ações docentes, é preciso que os estudantes estejam organizados e tenham referencias teóricas, ou seja, onde pesquisar ou buscar as teorias para que o debate seja produtivo. O tema escolhido para o desenvolvimento de uma ação interdisciplinar seria “A obesidade na adolescência”.
Questão 2:
Em suas manifestações os alunos revelaram ser bastante sonhadores com relação ao futuro. Imaginam-se graduados em cursos superiores variados, exercendo uma boa profissão e tendo conquistado seu espaço na sociedade.
A escola é vista por eles como o espaço que vai fornecer subsídios para a concretização de todos esses sonhos. Um espaço capaz de abarcar todas as possibilidades de ampliação dos horizontes do conhecimento. Há também aqueles que avaliam negativamente os espaços escolares, mas em número infinitamente menor dos que estão engajados no processo de ensino e aprendizagem. Avalia-se que o entendimento dos alunos frente às atividades propostas é de que se trata de um processo necessário ainda que, nem sempre, as formas de aplicação sejam as mais adequadas.
Questão 3:
Os livros didáticos aprovados pelo MEC, por si, já contemplam, de certa forma, os conteúdos de forma contextualizada de acordo com as perspectivas propostas pela prova do ENEM. Percebe-se também que os mesmos estão adaptados ao uso das tecnologias como uso de mapas, entre outros. Os componentes curriculares foram adaptados de acordo com as novas realidades de cada disciplina, levando em conta o conteúdo dos cadernos das Diretrizes Curriculares Estaduais e do Caderno de Expectativas de Aprendizagem. Os conteúdos foram ampliados com temas específicos como cultura afro, educação no campo, bullying, etc. As aulas práticas, já orientadas no livro didático, tem agregado conhecimento ao saber acadêmico das disciplinas voltadas para a ciência.
Cada disciplina buscou, durante os últimos anos, incorporar-se à grade curricular de forma consistente a fim de fazer parte de um rol de conteúdos concatenados entre si, de forma a sustentar um programa de evolução do conhecimento de forma cumulativa com encaminhamentos para a interdisciplinaridade. A partir dessas constatações, buscamos inserir o conceito de interdisciplinaridade a partir do tema “Obesidade na Adolescência”.
Disciplina: Língua Portuguesa
A) Conteúdos Estruturantes/ Básicos: O discurso como prática social _ Estudos de linguagem.
B) Conteúdos Específicos: Leitura e interpretação de texto; Os gêneros do discurso; Os elementos discursivos; As variantes discursivas.
C) Encaminhamentos Metodológicos e Recursos Didáticos: Metodologicamente, é preciso estimular o aluno para que ele compreenda que a relação ente os gêneros textuais é complexa e controversa. Dessa forma, é preciso conduzir o aluno a entender o campo teórico a que cada texto pertence e quais são os elementos que conduzem a comunicação praticada. Para esse estudo, serão utilizados como recurso o material do Agrinho, textos impressos, imagens, vídeos, pesquisas na Internet, entre outros.
D) Objetivos / Expectativas de Aprendizagem: Espera-se que, ao final deste estudo, o aluno seja capaz de:
■ Efetuar leitura compreensiva, global, crítica e analítica de textos verbais e não-verbais.
■ Compreender a linguagem verbal como forma particular de interação
■ Identificar o tema/tese do texto.
■ Identificar as informações principais e secundárias no texto.
E) Avaliação _ Critérios e instrumentos: Para a verificação da aprendizagem nesse trópico, serão apresentadas atividades que demonstrem o nível de experiência do leitor contemporâneo com o texto, o diálogo com um gênero literário clássico e a função da arte e da literatura. Entre as atividades avaliativas para esta seção, atividades orais, trabalhos escritos, participação nas aulas.
F) Periodicidade: 3 aulas.
Disciplina: Química
A) Conteúdos Estruturantes/ Básicos: Matéria e sua natureza – A química na vida do Homem
B) Conteúdos Específicos: Alimentos Industrializados (Aditivos)
C) Encaminhamentos Metodológicos e Recursos Didáticos: Os encaminhamentos nesse contexto deverão buscar o entendimento do que significa alimentar-se de forma saudável. Nesse sentido, serão ofertadas leituras, discussões e experimentações que busquem esclarecer os benefícios e/ou danos causados pelos alimentos no organismo humano.
D) Objetivos / Expectativas de Aprendizagem:
■ Entender o conceito dos aditivos alimentares associando-o ao aspecto visual;
■ Análise das propriedades características antes e depois da transformação
■ Compreender os riscos que causam esses aditivos;
■ Dicas para uma boa alimentação;
■ Importância dos aditivos no dia-a-dia.
E) Avaliação _ Critérios e instrumentos: Os alunos serão avaliados através da observação da participação nos experimentos, das pesquisas feitas e provas.
F) Periodicidade: 2 aulas.
Disciplina:
B) Conteúdos Estruturantes/ Básicos: Calorimetria
C) Conteúdos Específicos: Calor e energia
D) Encaminhamentos Metodológicos e Recursos Didáticos: A abordagem teórico-metodológica mobilizará para o estudo da Física presente no cotidiano dos alunos levando-os a uma contextualização. Sabe-se que os alunos precisam ter conhecimentos anteriores, pois a física é vivida no cotidiano e o professor precisa usar deste artifício para fazê-los compreender melhor o mundo da física. Assim, o aluno precisa saber matemática, ciências e português para trabalhar com os problemas, leituras científicas, entre outros. Também serão usados recursos para promover o melhor entendimento do educando, tais como:
- Aulas expositivas;
- Aulas teórico práticas;
- Quadro;
- Painéis.
- Laboratório
- Interpretação de textos informativos e pesquisas no livro didático.
E) Objetivos / Expectativas de Aprendizagem: É preciso que o ensino contribua para a formação de uma cultura cientifica efetiva que permita ao individuo a interpretação dos fatos, fenômenos e processos naturais, situando e dimensionando a interação do ser humano com a natureza como parte da própria natureza em transformação. Assim, espera-se que o aluno possa:
■ Reconhecer a existência de invariantes que impõem condições sobre o que pode e o que não pode acontecer, em processos naturais, para fazer uso disso na análise de situações do cotidiano;
■ Identificar transformações de energia e a conservação que dá sentido a essas transformações, quantificando-as quando necessário. Identificar também formas de dissipação de energia e as limitações quanto aos tipos de transformações possíveis, impostos pela existência na natureza de processos irreversíveis.
F) Avaliação _ Critérios e instrumentos: A avaliação de dará de forma contínua em sala, verificando se o aluno consegue compreender textos e problemas; na forma de relatórios das atividades práticas; trabalhos e avaliações de conteúdo.
O aluno deverá ser capaz de reconhecer e relacionar os conceitos físicos com situações do cotidiano.
G) Periodicidade: 2 aulas
Questão 4:
Partindo da premissa de que a obesidade na adolescência decorre dos maus hábitos alimentares, o presente projeto buscou pesquisar e avaliar aspectos significativos relacionados aos alimentos mais consumidos pelos alunos. Como elemento motivador do nosso trabalho, tivemos o artigo publicado na revista Agrinho (2014) “Obesidade na adolescência”. O texto em, questão serviu como levantamento de muitos dados, a partir dos quais, vários conceitos foram discutidos com os alunos. Estiveram inseridas no projeto as disciplinas de Língua Portuguesa, Química e Física. O primeiro passo foi entrar em contato com o texto em questão a fim de ampliar conceitos relevantes ao tema. A disciplina de Língua Portuguesa fez pesquisas de palavras, expressões e organização textual para o entendimento globalizado do texto. Ainda dentro dessa disciplina, foi feito uma enquete a partir de entrevistas com questões sobre os hábitos alimentares dos alunos. Posteriormente, o resultado da pesquisa foi socializado com toda a comunidade escolar. A partir do resultado da pesquisa, formaram-se grupos aos quais foram atribuídos temas específicos tais como, níveis calóricos, aditivos químicos, causas da má alimentação, e formas de alimentação saudável. O professor de Química trabalhou a influência dos corantes, conservantes e acidulantes na composição dos alimentos, com a tabulação dos dados levantados. À disciplina de Física coube a tarefa de pesquisar o valor energético (calorias) dos alimentos mais citados na pesquisa. Outras disciplinas acabaram agregando-se ao projeto e participando dentro de suas respectivas áreas do conhecimento. A disciplina de matemática trabalhou o cálculo do IMC (índice de massa corporal). Educação Física encarregou-se de aferir pressão sanguínea e batimentos cardiovasculares, cujos dados também foram tabulados. A finalização do trabalho deu-se num evento com a participação da comunidade escolar. Cada grupo, com seus respectivos professores, explanou o resultado obtido durante o levantamento de dados, incluindo amostragem dos itens que foram objeto de sua pesquisa. O resultado foi extremamente positivo porque trouxe informações significativas para o cotidiano dos alunos e dos profissionais que atuam nos espaços escolares.
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