TEMÁTICA I – Concepção do Ensino Médio Integrado

TEMÁTICA I – Concepção do Ensino Médio Integrado
A temática I traz considerações importantes sobre a educação. A primeira delas, é o fato de que o ensino integrado deve ter como tripé o trabalho, a ciência e a cultura. Além disso, essa prática deve estar pautada no conhecimento histórico. Logo, o trabalho é entendido como uma prática, na qual o homem vence a natureza para criar meios de sobrevivência, ao mesmo tempo em que é uma prática social e cultural que humaniza.
Além disso, é reiterada nessa temática, a importância da interdisciplinaridade, pois o currículo que temos, na atualidade, é fragmentado, ou seja, não contempla a dimensão global  do conhecimento.
Para que isso se modifique é necessário que o currículo integrado problematize  fenômeno; explicite teorias e conceitos fundamentais para a compreensão dos objetivos estudados nas múltiplas perspectivas em que foram problematizados; situe conceitos como conhecimentos de formação geral ou especifica, tendo como referência a base científica dos conceitos, bem como, sua apropriação tecnológica, social e cultural; e,por fim, organize os componentes curriculares e as práticas pedagógicas.
Por esse pensamento, conclui-se que é de suma importância repensarmos o nosso currículo para que ocorra uma melhora no ensino-aprendizagem do Ensino Médio.

Comments

imagem de Clarice Mimo Doreto

Re: Fórum de Apresentação

Olá 

Sou Clarice Mimo Doreto professora Pedagoga em uma escola estadual há nove anos. Sempre trabalhei com o Ensino Médio, inclusive no período noturno. Minha preocupação com a qualidade desta etapa escolar me trouxe a fazer o curso "Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio" e espero que ao final destes estudos possamos encontrar formas de atender melhor nossos jovens estudantes.

Vote neste Comentário
imagem de Clarice Mimo Doreto

Re: Fórum Avaliativo do Módulo 01

O acesso ao Ensino Médio no Brasil não é universal e nem igualitário. Nossos jovens estão desistindo, abandonando a escola, assim é urgente pensar um sistema educacional que possibilite acesso, permanência e sucesso escolar a esses jovens. Para isso é fundamental garantir uma base igualitária a todos. Uma formação que incorpore aspectos científicos, tecnológicos e culturais. O desafio é um ensino voltado à formação humana integral, que revele competência técnica e compromisso ético. 

Vote neste Comentário
imagem de Ana Lúcia Bassetto Dezaneti

Apresentação

Olá! Meu nome é Ana Lúcia Bassetto Dezneti, sou professora de História no município de Toledo PR, trabalho em dois colégios com Ensino médio. Espero que a troca de informações e experiencias neste curso possa contribuir para sanar os problemas que cotidianamente enfrentamos nesta etapa do ensino.

 

Vote neste Comentário