TEMATICA CADERNO I - REFLEXÃO E AÇÃO

PATRÍCIA F. ZANESCO

COLEGIO ESTADUL JOÃO MANOEL MONDRONE - MEDIANEIRA - PR

DEVEMOS RESALTAR QUE NA TEMATICA I A LIGAÇÃO DO ENSINO DESDE O PERIODO HISTORICO ATE OS TEMPOS DE HOJE, O CONTEXTO TRABALHO ESTÁ INTERLIGADO, POIS NÃO HÁ COMO COMPREENDER O ENSINO NO BRASIL SEM RELACIONAR COM O LADO PROFISSIONAL. E QUE A DEFASAGEM JA VEM DO DO ENSINO BASICO NA QUAL OS ALUNOS CHEGAM DESPREPARADOS AO ENSINO MEDIO, CONSEQUENTEMENTE INDO DESPREPARADOS PARA A SOCIEDADE. A MUDANÇA E MELHORIAS DO ENSINO DEVEM COMEÇAR NA BASE, POIS É COMO UM PREDIO SE NAO POSSUIR UM BOM REFORÇO NA BASE MAIS TARDE ELE PODERA CAIR.

 

 

 

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imagem de rose mary oliveira bomfim

ensino médio

O quadro histórico de educação no Brasil, período colonial,  retrata  uma educação mais refinada para os filhos de famílias de posses. Destinava-se o estudo mais simples ou até mesmo uma alfabetização em casa  para os filhos dos serviçais, enquanto  os filhos  dos  "senhores"  após completar  o ensino médio  da época, complementavam seus  estudos na Europa . Coimbra  foi a preferência da maioria cursando Bacharel em Direito. Retornavam a terra natal e muitos  defendiam  os valores e direitos  das  famílias  favorecidas  pelo sistema   escravocrata. Portanto, a transição da era colonial  para republicana  pouco se alterou na concepção de qualificação para todos. Hoje , contamos com um ensino médio onde os educandos vêm de uma carência  de conteúdo de base. Este é o desafio a percorrer, a longo prazo, para que  haja  uma compensação, uma adequação e uma formação  mais sólida para que nossos educandos  possam se apropriar do conhecimento e seja sujeito desta transformação social, cultural e econômica.

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