PATRÍCIA F. ZANESCO
COLEGIO ESTADUL JOÃO MANOEL MONDRONE - MEDIANEIRA - PR
DEVEMOS RESALTAR QUE NA TEMATICA I A LIGAÇÃO DO ENSINO DESDE O PERIODO HISTORICO ATE OS TEMPOS DE HOJE, O CONTEXTO TRABALHO ESTÁ INTERLIGADO, POIS NÃO HÁ COMO COMPREENDER O ENSINO NO BRASIL SEM RELACIONAR COM O LADO PROFISSIONAL. E QUE A DEFASAGEM JA VEM DO DO ENSINO BASICO NA QUAL OS ALUNOS CHEGAM DESPREPARADOS AO ENSINO MEDIO, CONSEQUENTEMENTE INDO DESPREPARADOS PARA A SOCIEDADE. A MUDANÇA E MELHORIAS DO ENSINO DEVEM COMEÇAR NA BASE, POIS É COMO UM PREDIO SE NAO POSSUIR UM BOM REFORÇO NA BASE MAIS TARDE ELE PODERA CAIR.
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ensino médio
O quadro histórico de educação no Brasil, período colonial, retrata uma educação mais refinada para os filhos de famílias de posses. Destinava-se o estudo mais simples ou até mesmo uma alfabetização em casa para os filhos dos serviçais, enquanto os filhos dos "senhores" após completar o ensino médio da época, complementavam seus estudos na Europa . Coimbra foi a preferência da maioria cursando Bacharel em Direito. Retornavam a terra natal e muitos defendiam os valores e direitos das famílias favorecidas pelo sistema escravocrata. Portanto, a transição da era colonial para republicana pouco se alterou na concepção de qualificação para todos. Hoje , contamos com um ensino médio onde os educandos vêm de uma carência de conteúdo de base. Este é o desafio a percorrer, a longo prazo, para que haja uma compensação, uma adequação e uma formação mais sólida para que nossos educandos possam se apropriar do conhecimento e seja sujeito desta transformação social, cultural e econômica.