NRE: Cascavel
Escola: Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves
Cursista: Rafael Trombeta
Primeiro temos que entender e ter consciência de que os currículos não são conteúdos prontos e acabados a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais diferentes e que precisam ser reinterpretadas em cada contexto histórico para possibilitar aos educandos o significado de estudá-lo.
Observamos então, que, as DCE's do estado do Paraná fundamentam-se nas DCNEM's de 1998, e que sofrem uma grave alteração pois aparecem de forma fragmentada por disciplinas para facilitar o trabalho dos professores. Porém, os resultados esperados não estão sendo atingidos, que é a aprendizagem efetiva dos alunos bem como sua interação e interesse em aprender e estudar.
Nesse momento de repensar o Ensino Médio, acreditamos que é necessário uma reformulação do currículo estadual e sugerimos como complemento a este currículo que cada aluno ao longo do 3º série do EM deverá promover uma pesquisa em forma de trabalho científico, tendo como enfoque a questão profissional. Acreditamos que este recorte contribua para delimitar interesses e que além de promover sua melhor interação com as disciplinas, possa contribuir para sua formação como cidadão.
Assim, faz-se necessário melhores condições de trabalho aos professores para incentivar e fortalecer a relação entre o ensino e a pesquisa na perspectiva de contribuir com a edificação da autonomia intelectual do sujeito frente a construção do conhecimento e de outras práticas sociais desenvolvendo suas capacidades ao longo da vida com o objetivo de transformação social.
Comments
Excelente colocação
Excelente colocação professor, concordo plenamente com suas palavras.
contribuíção muito valiosa
contribuíção muito valiosa professor