TEMÁTICA 2 - O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO

 A diversidade dos estudantes (jovens) presentes na escola é grande. A diferença biológica, cultural e social encontradas no ambiente escolar, promove um desafio ainda maior para a construção de conhecimento. Conhecer e reconhecer esses sujeitos, para poder compreendê-lo e a partir daí estabelecer um relacionamento através do diálogo, agregando saberes com o conhecimento científico, fomentando sua atividade cidadã, para que este possa vivenciar em seu contexto social o aprendizado adquirido, é o que almeja o educador. Para tanto, o ambiente escolar deve estar preparado para recebê-lo, e valorizá-lo, construindo assim uma condição melhor para a sua educação, respeitando as diferenças e enfrentando as desigualdades. A escola tem a função de acolher, criando mecanismos diferenciados para os jovens entrar e permanecer nela, a fim de produzir e evoluir para que se tenha sucesso. Além disso, romper com a visão negativa e tradicional, que os estudantes adquiriram no decorrer da história educacional, se faz necessário.
As dificuldades de adaptação, a esse tipo de escola verticalizada, como forma de socialização, não expressa os anseios de um jovem moderno, interativo e tecnológico. É importante ressaltar, que a expansão escolar no Brasil, trouxe para seu interior um público diferenciado nos últimos anos, com experiências vividas em seu contexto social, marcadas por relações desiguais e diferenças em termos de raça, gênero, religião e classe social, por tanto, a transformação na instituição escolar, e seus sujeitos é evidente e importante, a fim de atender as necessidades da educação básica. Essas transformações devem dar sentido à escola, mostrar o que ela tem a oferecer aos nossos alunos, criando vínculos com o cotidiano, estabelecendo conexões entre os conteúdos curriculares e sua realidade social. Nessa perspectiva, o professor não é o único responsável, mas a chave principal para abrir os caminhos, é o mediador entre ser jovem e estudante.
Educar nesse cenário é um grande desafio segundo Teixeira (2007), a relação entre professor e aluno, é fundamental na construção do conhecimento, a inserção do educador no mundo juvenil é um dos caminhos para atingir a tão almejada educação de qualidade, conhecer a realidade social dos estudantes, onde vivem, como vivem e o que pensam, é fundamental para estabelecer ações metodológicas e pedagógicas, que condizem com as suas expectativas e  minimizam as dificuldades enfrentadas por eles no âmbito escolar, facilitando automaticamente o seu aprendizado.

 

Comments

imagem de elizabeth Vieira de Jesus

Jovens no ensino médio

A falta de correspondencia entre a realidade da escola e a vivida pelos adolescentes fora do ambiente educacional, em razão de intensa mudança ocorrida na família, na cultura e nos meios de comunicação. A ausencia de diálogo entre os jovens e a escola se soma á desvalorização docente, que se aprofundou com as novas tecnologias.O aluno diz que o professor não fala a língua dele,tudo isso é que os jovens estudantes pensam sobre a escola de ensino médio.

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