Temática 2: O Jovem

Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves Catanduvas, NRE: Cascavel.

          Numa perspectiva educacional contemporânea, faz-se urgente que se pense uma prática de ensino e aprendizagem pautada no contexto em que nosso educando está inserido, repensando principalmente todo o seu cotidiano escolar, o qual, muitas vezes, apresenta-se tumultuado por problemas de indisciplina, agressões físicas ou verbais, irresponsabilidade quanto às tarefas em classe e extraclasse ou dispersão pelo uso indevido de tecnologias em sala de aula, tais como celulares, tablets, e outros.

         É importante salientar que, infelizmente, a maioria de nós educadores, ainda não nos familiarizamos e nem adequamos nossas práticas quanto ao uso destas tecnologias tão comuns no dia a dia do aluno, permanecendo, muitas vezes, somente na velha e tão conhecida sequência: verificação de presença, lousa, giz, ditado e livro didático. Entretanto, isso já não satisfaz os alunos que se apresentam, cada vez mais, desinteressados e alheios a um sistema de educação que não é capaz de convencê-los, ou seduzi-los. Desta forma, a inserção de temas que se utilizam das redes sociais, poderia despertar o interesse desses jovens, além de, é claro, a utilização de um discurso diferenciado e atual.

          Diante disso, podemos ressaltar que para possibilitar mudanças e ações efetivas, é necessário, entre outros procedimentos, que se dirija um novo olhar para a hora atividade do professor, bem como, novas políticas públicas de educação que priorizem um tempo para a pesquisa e para o estudo. E finalmente, é preciso possibilitar a formação e informação do educador, oferecendo-lhe condições dignas tanto de trabalho como também de salários.

Comments

imagem de RODRIGO PISTORI

Parabéns

Parabéns professor por sua postagem.  Muito pertinente! ABraço!

Vote neste Comentário
imagem de RAFAEL TROMBETA

Parabéns por suas reflexões.

Parabéns por suas reflexões.

Vote neste Comentário