Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves Catanduvas, NRE: Cascavel.
Numa perspectiva educacional contemporânea, faz-se urgente que se pense uma prática de ensino e aprendizagem pautada no contexto em que nosso educando está inserido, repensando principalmente todo o seu cotidiano escolar, o qual, muitas vezes, apresenta-se tumultuado por problemas de indisciplina, agressões físicas ou verbais, irresponsabilidade quanto às tarefas em classe e extraclasse ou dispersão pelo uso indevido de tecnologias em sala de aula, tais como celulares, tablets, e outros.
É importante salientar que, infelizmente, a maioria de nós educadores, ainda não nos familiarizamos e nem adequamos nossas práticas quanto ao uso destas tecnologias tão comuns no dia a dia do aluno, permanecendo, muitas vezes, somente na velha e tão conhecida sequência: verificação de presença, lousa, giz, ditado e livro didático. Entretanto, isso já não satisfaz os alunos que se apresentam, cada vez mais, desinteressados e alheios a um sistema de educação que não é capaz de convencê-los, ou seduzi-los. Desta forma, a inserção de temas que se utilizam das redes sociais, poderia despertar o interesse desses jovens, além de, é claro, a utilização de um discurso diferenciado e atual.
Diante disso, podemos ressaltar que para possibilitar mudanças e ações efetivas, é necessário, entre outros procedimentos, que se dirija um novo olhar para a hora atividade do professor, bem como, novas políticas públicas de educação que priorizem um tempo para a pesquisa e para o estudo. E finalmente, é preciso possibilitar a formação e informação do educador, oferecendo-lhe condições dignas tanto de trabalho como também de salários.
Comments
Parabéns
Parabéns professor por sua postagem. Muito pertinente! ABraço!
Parabéns por suas reflexões.
Parabéns por suas reflexões.