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A existência de condições e de espaços adequados para que os alunos atuem em ações coletivas e solidárias é fundamental para o desenvolvimento de suas potencialidades e a formação de sua cidadania. Algumas ações podem favorecer o protagonismo juvenil e ampliar a organização e participação autônoma dos alunos, como os grêmios estudantis, a representação dos alunos nas reuniões dos conselhos de classe, feiras do conhecimento, grupos de teatro, música, entre outros.

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imagem de Ana Lúcia Bassetto Dezaneti

Reflexão e ação Caderno 01

CADERNO 01

Reflexão e Ação 01                                             Há duas avaliações possíveis em relação à educação brasileira em geral. Pode-se ressaltar os problemas apontados nos testes nacionais e a má colocação do País nos principais rankings internacionais ou olhar pelo lado positivo, de que o acesso à escola está perto da universalização e a comparação de índices de qualidade dos últimos anos aponta uma trajetória de melhora. Já sobre o ensino médio, não há opção: os dados de abandono são alarmantes e não há avanço na qualidade na última década. O problema do ensino médio é mais grave do que o do fundamental porque até pouco tempo – e para muitos até agora – a etapa não era vista como essencial. A média de escolaridade dos adultos no Brasil ainda é de 7,8 anos e só em 2009 a constituição foi alterada para tornar obrigatórios 14 anos de estudo, somando aos nove do ensino fundamental, dois do infantil e três do médio. O prazo para a universalização dessa obrigatoriedade é 2016.                        A evasão, que se mantém nos últimos anos, após uma política de aumento significativo da matrícula no ensino médio, aponta para uma crise de legitimidade da escola, que resulta não apenas da crise econômica ou do declínio da utilidade social dos diplomas, mas também da falta de outras motivações para os alunos continuarem estudando.

Reflexão e Ação 02Quanto à profissão, na sua grande maioria são: vendedores, comerciários, empregados assalariados, domésticos, pedreiros  etc.Através de pesquisa realizada para averiguar o grau de instrução da população, quando foi aplicado questionário para 100 alunos, onde se obteve o seguinte resultado, a maioria dos pais  estudaram até o ensino fundamental.Quanto à moradia, 68% moram em casa própria e 32% moram em casa alugada. Quanto ao grau de escolaridade das mães que foram entrevistadas,16% cursaram de 1ª a 4ª série da Educação Básica, 19% cursaram de 5ª a 8ª série do Ens. Fundamental, 20% o Ensino Médio e 9% o Ensino Superior. Quanto ao grau de escolaridade dos pais, 17% cursaram de 1ª a 4ª série da Educação Básica, 25% cursaram de 5ª a 8ª série do Ens. Fundamental, 17% Ensino Médio e 7% o Ensino Superior. Do total de pais (pai e mãe) entrevistados 33% cursaram de 1ª a 4ª série da Educação Básica, 44% cursaram de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, 47% cursaram o Ensino Médio e 16% o Ensino Superior.Na mesma pesquisa realizada quanto à renda familiar das famílias entrevistadas, 37% recebem em torno de um a dois salários mínimos, 39% de três a quatro salários mínimos e 22 % acima de cinco salários mínimos.Quanto à religião das famílias entrevistadas, 82% são Católicas, 13% Evangélicas, 3% Testemunho de Jeová e 2% outras.Percebemos pelas estatísticas que nossos alunos provem de famílias com baixa escolaridade o que reflete no desempenho destes. Uma vez que não há incentivo por parte das famílas em criar uma espectativa positiva em relação aos estudos.

Reflexão e ação 03Existe um problema pontual com relação a forma de como as praticas se desenvolvem nas escola, há uma teoria sobre formar cidadãos consciente, busca-se através de dinâmicas e projetos desenvolver tais atitudes nos aluno, porém o sistema sócio/econômico do país canaliza os objetivos para formar trabalhadores técnicos, especializados em determinados áreas, sem a mínima preocupação com seu comportamento social, tal prática se reflete nos concursos vestibulares, onde as provas exigem apenas o conhecimento cientifico, sem dar importância ao conhecimento social, comportamental. E hoje já é possível perceber que um trabalhador que não é um bom cidadão não contribuir positivamente na sociedade. Diante disto estamos numa encruzilhada entre a técnica e o social, necessitamos de pedagogias inovadoras capazes de unir os dois pontos, necessitamos de um dialogo  com todos os envolvidos na questão educacional: famílias,governos, professores, economistas, sociólogos, psicólogos, religiosos, políticos, juizes entre outros, uma vez que a educação é um problema de todos não podendo ficar restritos as paredes das escolas. Ou seja, a medida que todos os setores se sintam responsáveis e comprometidos com a educação tornando-a o principal sustentáculo da sociedade.

Reflexão e ação 04Percebemos que há a necessidade de tronar a educação algo atrativo para o aluno, de maneira a unir os conhecimentos cientificos à sua pratica cotidiana. O uso das novas tecnologias é elemento atrativo, já que faz parte da vivencia e hábitos dos nossos jovens, junto a isso há a necessidade de enxugar o currículo, com um horários mais curtos das aulas, principalmente no período noturno. Poderia se mudar o formato do curso da seguinte maneira:3 anos de formação cidadã utilizando-se apenas disciplinas das áreas de humanas.2 anos de preparação técnica de acordo com a aptidão ou escolha do aluno podendo permanecer na área de humanas ou fazer somente as disciplinas de exatas ou outras áreas de seu  interesse.

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imagem de Maria Helena Matos Araújo de Lima

AÇÕES PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DO ALUNO

GRUPO; ADENÍLSON PAPI, AMAURI EVANGELISTA DOS SANTOS, CRISTIANE AUGUSTINHO ANTÕNIO, DIRCE VERRI, ELZA DOS SANTOS, HELMTRAUT BARINGER PEREIRA, IZAQUIEL MELO EVARISTO, MARIA HELENA MATOS ARAÚJO DE LIMA RICHARD ANTONY GOMES, ROSEMEIRE APARECIDA QUEIROZ - CEEBJA CAMPO COMPRIDO

 

Cada professor aplicará no primeiro dia de contato com a turma um questionário para posterior análise do banco de questões respondidas, identificando qual é o perfil de sua turma. O questinário constará das seguintes indagações:

a) Qual é a sua idade?

b) Há quanto tempo você está fora de uma sala de aula?

c) Você trabalha? Qual é a sua função?

d) Qual é o horário de seu turno de trabalho?

e) Com quem você mora?

f) Qual ou quais são as suas expectativas em relação ao estudo que está iniciando?

g) Qual é a sua religião?

h) Quais são os seus valores pessoais?

i) O que você faz em suas horas de lazer? Especifique.

j) Vocẽ possui algum problema grave de saúde?

k) Ao fazer uso da tecnologia (computador, celular, TV...), qual é o seu objetivo?

Os princípios que fundamentam a formação integral do aluno são: oferecer ao indivíduo perspectivas culturais; dotá-lo de autonomia intelectual, bem como da construção e do exercício de sua cidadania; assegurar-lhe a produção de novos conhecimentos; acesso aos seus direitos sociais e conscientização de seus deveres sociais.

Para atingir o indivíduo que está fora do ambiente escolar, nos propusemos a continuar motivando os que estão estudando conosco para que estes incentivem as pessoas que não estão estudando a retomarem seus estudos, uma das ações seria a de filmar depoimentos dos alunos concluintes e exibi-los às pessoas que se propuserem a assistir às palestras com calendário previamente previsto.

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