Os alunos do Ensino Médio da década de 70 tinham menos acesso a tecnologia. Entretanto, quando precisavam fazer seus trabalhos escolares, como pesquisas, as faziam em livros (não virtuais) e com isso adquiriam mais gosto pela leitura. Isto era relevante porque os alunos apresentavam um grau de conhecimento maior em todas as áreas. Em contrapartida, não tinham acesso a informações com tanta agilidade como nos nossos dias.
Atualmente nossos alunos tem acesso a tecnologias, fazem uso da Internet, tem acesso rápido a informações, porém muitos não estão se favorecendo destas facilidades com fins didáticos, para uma melhor aprendizagem, inclusive as desvirtuam, fazendo com percam o foco e as afastam cada vez mais do conhecimento cientifico.
Um desafio que ainda precisa ser superado é a evasão escolar, um dos caminhos é levá-los a valorizar o estudo, saber o objetivo, a aplicação do mesmo em seu cotidiano.
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caderno 2- resposta da questão p. 16
Pesquisa (por amostragem) com 178 alunos de um universo de 501, entre os dias 11 a 18 de agosto de 2014. Estes alunos pertencentes ao Colégio Avelino Antonio Vieira- CIC
Dentre os 178 entrevistados, 100 alunos disseram que trabalham: exercem uma atividade remunerada. Dos quais, 49% trabalham por necessidade: o salário destina-se a ajudar no orçamento familiar. Em contrapartida, 48% ganham só para si para atender necessidades pessoais. 3% não opinaram. 56% deles recebem até 1 salário mínimo, 30% entre 1 e 2 salários mínimos e 14%, mais de 2 salários mínimos. 56% possuem carteira assinada, contra 10% sem carteira assinada. 9% fazem estágios e 13% trabalham por conta própria, 13% não opinaram. Perguntados se todos tem consciência dos direitos trabalhistas, apenas 51% responderam que sim. Dos que trabalham, 65% exercem a atividade com segurança, proteção e aprendem uma profissão. 35% estão em desacordo com a Constituição Federal