Nos estudos abordados em nossos encontros sobre a temática do caderno 1 uma coisa me chamou a atenção, pois o estudo antigamente era mais difícil e muitos jovens daquela época paravam de estudar, ou quem conseguia terminar o ginásio como era chamado. Uma frase que chamou minha atenção quando estava lendo o caderno 1 foi “O ginásio era assim um curso de caráter aristocrático, profundamente seletivo” e predominantemente masculino: os pobre e as mulheres raramente tinham acesso a esse tipo de ensino. Percebemos que nessa época mulheres e pobres quase não tinha chance de estudar, o texto também aborda temas sobre as escolas secundarias que preparavam os jovens para o mercado de trabalho, com objetivo de estar formando cada jovem em sua área que ia atuar. No caso do ensino secundário, sua finalidade social está diretamente ligada à formação educativa das minorias, ou seja, um ensino voltado a classe economicamente dominante. Seu objetivo pedagógico tem sido o de proporcionar uma “cultura geral”, que se vinculou até certa época ao currículo das humanidades clássicas e foi se modificando como resposta as novas exigências socioeconômicas, incorporando os estudos das ciências e das humanidades modernas, mas com caráter desinteressado e intelectualista, como meio de acesso ao ensino de nível superior. A lei orgânica foi uma das transformações do ensino profissional que passou para ensino de grau médio, o ensino médio era junto com o profissionalizante que formava os adolescentes como técnicos em seus cursos que tinha duração de quatro anos como exemplam o magistério, agrícolas entres outros cursos que tinha na época. O texto também explica como era dividida e como funcionava o ensino secundário, e como ele era importante na formação do educando, isso garantia aos alunos concluintes que não quisessem realizar cursos superiores, a garantia de uma formação profissional necessária para o mercado de trabalho. Quando se pensa em um tipo de ensino não podemos deixar de perceber o que o caracteriza pela sua função específica, ou seja, de acordo com as necessidades sociais que visa atender. Nesse sentido, pensar historicamente esse tipo de ensino exige, do ponto de vista histórico, percebê-lo no contexto em que se produz e é produzido, bem como perceber que o currículo é forjado historicamente e vem ao encontro dos valores e ideais sociais.
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atenção dos alunos e o que poderia ser feito
Temos hoje um grande problema no ensino médio Brasileiro, como a grande falta de interesse dos alunos, os professores creio eu que na sua maioria tentam fazer o possível para estimular os alunos mais na maioria das vezes em vão. Por que isso ocorre ? É uma pergunta que não quer calar, mas sabemos que tem que se tentar atrair os alunos para as salas de aula mas como se a grande maioria trata a escola como um lugar de passeio e não de formação de conhecimento. Penso que teríamos que aproximar a escola do universo dos alunos e proporcionar um aprendizado significativo, usar como se esta iniciando novas tecnologias com propósito pedagógico, melhorar a infraestrutura das escolas dando a alunos e professores melhores condições de trabalho para que a escola se torne um lugar prazeroso.