A SOCIEDADE MODERNA E O CONSUMO

A escola deve ser um espaço no qual seja possível socializar-se com outras realidades, e que muitas vezes essas serão distintas para cada individuo. Sendo que os alunos estão lá para buscar aquilo que acharem necessário ao acréscimo do seu aprendizado.

O professor precisa ter em mente se existe pertinência no conteúdo que está sendo ministrado em sala de aula com a realidade vivenciada pelos alunos. Faz-se necessário perguntar se esse conhecimento irá servir ou não ao dia a dia do aluno.

Essa pertinência também é uma preocupação do estudante, e a falta de coerência entre os objetivos do aluno e os da escola pode ser motivo para a evasão escolar.

Nesse contexto foi preparada uma abordagem pedagógico-curricular no contexto da área de ciências, para isso houve um planejamento interdisciplinar de maneira a integrar os vários componentes.

Um dos temas a ser trabalhado é a produção de lixo como consequência do aumento do consumo. Atualmente se fala muito em reciclar e reutilizar o lixo, porém a maneira que produz menor impacto à natureza é diminuir a produção de lixo. Isso não quer dizer que é necessário parar de consumir qualquer coisa, quer dizer apenas que é preciso mudar alguns pensamentos e comportamentos. Por exemplo: quando alguém consome um suco em caixa, gera um resíduo tetrapak que possui uma camada de papelão, uma de metal, e por fora uma de plástico. Como separar esse lixo? Em qual lixeira deve ser jogado? Na lixeira para metais? Para plásticos? Ou para papeis?

“Lixo” foi apenas um tema dentro do eixo: “CONSUMO” que é um eixo polêmico, extenso, instigante e rico em questionamentos.

Pensando em consumo existem várias coisas que devem ser levadas em consideração, no mapa mental abaixo há algumas possibilidades para trabalhar os vários componentes que estão envolvidos no contexto do consumo.

imagem de Carlos Marinho

Esse trabalho leva em

Esse trabalho leva em consideração um tema importante para a sociedade moderna que é o "Consumo".

Vote neste Comentário