Síntese dos estudos

Colégio Estadual Pedro Boaretto Neto - CEEP

Coordenadora: Inês dos Santos

Cursista: Ederson David MIranda

O Pacto e suas reflexões proporcionadas durante esse ano de estudos proporcionou a nós educadores compreender um pouco mais alguns aspectos do Ensino Médio. Nossa reflexão iniciou-se a partir da compreensão do jovem que muitas das vezes é visto apenas pelas suas fragilidades como: indisciplina, Falta de Respeito, Irresponsabilidade, Dispersão, Rebeldia, etc. Muitas das vezes procuramos culpados colocando e distribuindo as responsabilidades de tais situações como o Estado, a Família e muitas das vezes o principal alvo acaba recaindo sobre o professor.

Para as Novas diretrizes Curriculares Nacionais para o E. M., O JOVEM é sujeito do processo educativo. Já para o conselho Nacional de Educação (CNE)é necessário reinventar a escola, pois o jovem é dinâmico e transformador. Dessa forma é necessário aprimorar o educando como pessoa: Ética, Autônoma intelectualmente e de pensamento crítico, reconhecendo e aceitando da diversidade.

Pensando nisso nosso modelo educacional requer um professor que utilize as tecnologias, porém que antes incorpore essas tecnologias em suas técnicas, saibam corroborar as novidades com aquilo que sabe fazer. Uma não adequação desses aspectos criam de certa forma um lençol retalhado de práxis pedagógica e o discente percebendo tal inadequação observa a lacuna existente entre técnica e tecnologia e faz uma leitura negativada dessa ação. Disso decorre a observação de que o professor quer "matar tempo", o que muitas das vezes é apenas uma não afinidade disto, visto que a tecnologia mas o atrapalha do que colabora no processo.

Diante disso cabe a cada um desenvolver suas técnicas de ensino e incorporar tecnologias que pode trazer frutos e inovar cada vez mais esse processo. Pois assim como o artista o professor é aquele que cria e desenvolve métodos que "vem de dentro", que nasce das suas motivações e aplica as tecnologias que tem afinidade para transformar o discente em um cidadão reflexivo e transformador que participe das decisões na gestão escolar e transforme seu aprendizado não apenas em um mero processo avaliativo engessado, mas que aplique tais conhecimentos para emancipar seu papel de cidadão transformador.

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imagem de jose roberto dos santos

Conhecer os jovens da sua

Conhecer os jovens da sua comunidade escolar seu perfil e seu meio em que esta inserido é um dever de um educadore saber os meios da avaliação através da sua realidadee dar oportunidade de entender através de texto e fazer que os jovens dar sua opiniões e ter argumento , sempre utilizando a tecnólogia que é um instrumento principal da sua realidade.

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