Conheça argumentos contrários e favoráveis ao uso do uniforme escolar e se posicione sobre esse tema polêmico
rovavelmente já aconteceu com você: na hora de ir para a escola, o seu filho reclama e não quer colocar o uniforme de jeito nenhum. Ou então uma situação bem diferente: na escola do seu filho, o uniforme não é obrigatório e você gasta muito dinheiro para comprar - e repor - roupas...
O fato é que algumas escolas exigem o uso do uniforme e são bem rígidas quanto a isso, impondo regras até na cor da meia e do tênis dos alunos. Outras são mais maleáveis, mas, ainda assim, acreditam que o uniforme pode trazer benefícios. Há ainda um terceiro tipo de escola, que não impõe seu uso e ainda acha que ele tira a individualidade e pode até prejudicar o desenvolvimento das crianças. Diante disso, os pais, claro, ficam confusos. Afinal quem está certo?
A má notícia é que, para essa pergunta, não há uma única resposta. Existem argumentos contrários e favoráveis ao uso do uniforme. O EDUCAR PARA CRESCER conversou com especialistas sobre o tema para esclarecer algumas das dúvidas que surgem na cabeça dos pais. A seguir, você vai ficar sabendo quais são os prós e os contras do uso do uniforme da escola. Leia, reflita e tome uma posição.
Alguns argumentos favoráveis ao uso do uniforme
1. É prático
2. Preserva a infância
3. Inibe o consumismo
4. Minimiza a vaidade
5. É econômico
6. Diminui o risco de bullying
7. Proporciona segurança na hora de brincar
8. Impõe disciplina
9. Equilibra as diferenças sociais
10. Confere responsabilidade
Alguns argumentos contrários ao uso do uniforme
1. Tira a individualidade
2. Não passa noções de como se vestir
3. Dificulta a formação de grupos
4. Padroniza a diferença
5. Dificulta a busca da identidade
E você, o que acha de ter ou não ter de usar uniforme em sua escola?