Roda de Diálogo com os cursista do JUBEMI_UFPA.

O Professor Ronaldo Araujo dialogou nesta sexta-feira dia 18 de outubro, com os 15 professores da rede pública de ensino como o tema: A juventude paraense.

Devido a greve dos professores, muitas não estiveram presente, pois estavam em assembleia para decidir os caminhos da greve. A categoria reivindica plano de carreira da profissão, pagamento do retroativo do piso salarial e melhores condições de trabalho. De acordo com o governo do Estado, 90% da pauta de reivindicações foi atendida.

No momento da Roda de Diálogo, foi aberto varias indagações, entre elas: " será que eu conheço o meu aluno?", "quem é o meu aluno do ensino médio?". Os professores foram interagindo e colocando suas experiências de sala de aula.

Esperamos para o nosso próximo encontro.!!!

imagem de Patrícia Abreu Damasceno

Olá Larissa! Que bom ver os

Olá Larissa!

Que bom ver os professores do Pará se dividindo entre a assembléia e a Roda de Diálogo! E que pena os dois momentos terem caído no mesmo dia. Mas é isso mesmo! Ninguém pode fazer tudo, principalmente professor. É preciso se dividir.

Você diz que de acordo com o governo do estado, 90% das reivindicações foram atendidas. Mas e segundo os professores, foi isso mesmo? Conte-nos um pouco mais, por favor, como anda a luta dos professores aí no Pará...

Aqui no Rio eles vão e voltam nas decisões já tomadas, mas no final das contas, não avançamos muito mais. Hoje e sexta tem assembléia para definir que rumos toma a greve que já dura mais de dois meses!

E eu fiquei curiosa para saber afinal quais experiências foram relatadas pelos professores com relação aos seus alunos! O que eles disseram? Eles já os conhecem? Quem são os alunos do Pará, no ponto de vista dos professores?

Vocês já têm agendada a próxima Roda? Quando será??

Beijo!

Vote neste Comentário
imagem de Paulo Carrano

"Será que conheço o meu aluno?"

Parabéns aos companheiros e companheiras paraenses pelo diálogo e, em especial, pela pergunta que considero central para nosso desafio de educadores com a juventude. Ao nos perguntarmos sobre se conhecemos realmente os alunos com os quais convivemos todos os dias abrimos um enorme campo de possibilidades. Nosso cotidiano nos acostuma com imagens pré-moldadas que nos afastam dos sujeitos reais e concretos. Sigam em frente com o diálogo. Para seguir a conversa, sugiro a leitura da carta produzida por professores do Ceará e destinada ao jovem aluno daquele estado. Segue o link para a publicação em nosso porta: http://www.emdialogo.uff.br/content/carta-ao-jovem-estudante

Forte abraço!

Paulo Carrano - Rio de Janeiro