renovação do ensino médio

A forma como vem sendo a educação no ensino médio precisa urgentemente de reformas,mas essas de uma forma com que faça nossos adolescentes e jovens se interesarem pelos estudos pois hoje para muitos deles parece não ter tanta importancia, muda-se nomemclaturas do antigo 2grau para ensino médo,ensino tecnicista voltado para o mercado de trabalho depois volta-se para prestar vestibular e ingressar em ensino superior e agora por ultimo a questão do ensino por blocos que algumas escolas aderiram, mas de tudo isso a qualidade do ensino o interesse dos alunos cada vez se desvaloriza mais nossos alunos precisam de renovação urgnte fazendo com que ele volte a se interessar pelos estudos.Sabemos que esses alunos ingressam no ensino médio muito novos e saem dele também mas ao contrario amadureçem mais tarde de que forma eles podem escolher uma profissão que na maioria das vezes é para a vida inteira? E pior que muitos academicos que saem de suas faculdades saem sem saber profissionais mal formados e quando saem bem se sentem frustados pelo sistema

Comments

imagem de Antonia Eudineia Bezerra de Melo

Desafios para o Ensino Médio

Com razão Taciana,  vejo que nossos jovens estudam simplesmente para cumprir com uma obrigação, que nem sempre é deles. E, acrescento como conscientizar os jovens de sua participação ativa na transformação da sociedade?  Propor uma Formação Humana Integral nos impõe desafios a serem superados, e um deles é justamente despertar o interesse do aluno do Ensino Médio na construção e reinvenção do conhecimento, estando ele às voltas com uma série de novidades tecnologias, achando tudo muito fácil, fugindo das responsabilidades e/ou culpando terceiros pela sua falta de interesse. Compete, também, à formação dos universitários, fruto da reprodução de sistemas anteriores. Se eles aprenderam assim, assim vão ensinar. Ainda há muito a ser feito.

Vote neste Comentário
imagem de Rita de Cassia Lechinhoski Camilo de Souza

Desafios para o Ensino Médio

p { margin-bottom: 0.21cm; }

   A realidade atual do Ensino Médio é preocupante, muitas vezes encontramos no nosso cotidiano escolar alunos desmotivados e sem perspectivas de avanços educacionais. O desafio do professor é buscar novas metodologias, novos interesses que despertem nos jovens a vontade de aprender e de realizar-se profissionalmente, por que o que importa para alguns deles, em sala de aula, é a convivência com os colegas e o acesso às redes sociais.

Portanto, cabe a escola, a família e ao educador buscar soluções para essa falta de interesse dos nossos jovens. Realmente há muito a ser feito.

 

 

Vote neste Comentário