Guaraniaçu, 02 de agosto de 2014. Valmir Cordeiro dos Santos.
SUJEITOS DO ENSINO MÉDIO
O sujeito do ensino médio é um indivíduo que no seu processo de formação deveria conquistar a autonomia, autodeterminação, poder escolher e ser dono da sua história. A expectativa de êxito neste objetivo cabe à escola capacitá-los para compreender e dominar o meio, para vivenciar de maneira consciente e produzir novos conhecimentos para melhorar suas vidas. Inicialmente neste processo, é necessário conhecer a realidade social e cultural dos educandos, para uma intervenção educativa significativa, envolvente e contextualizada. Considerando suas características, conhecimentos já adquiridos, habilidades, anseios e as limitações. Aliado a isso, o papel principal da escola é garantir o acesso ao conhecimento historicamente produzido pela humanidade, não de forma alienada, mas como instrumento para o aluno ler e transformar sua realidade. Para tanto, requer uma ação intencional para um determinado fim, com responsabilidade, sensibilidade e amor. Onde coloque o sujeito do ensino médio como ser ativo no processo de construção do conhecimento. Proporcionando a ele a iniciativa, imaginação, criatividade, reflexão, imprevisibilidade, cooperação, integração, motivação, percepção e solução das situações. Com o objetivo de construir habilidades e capacidades que possam contribuir para sua atuação no mundo.