REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA 1

02 de agosto de 2014. Colégio Desembargador Antônio F. F. da Costa Guaraniaçu – PR. Valmir Cordeiro dos Santos.

                                                                                         O PACTO

        Os resultados educacionais vêm demonstrando que o ensino médio no Brasil está à beira da falência. A principal crítica recai sobre a forma como essa etapa de escolaridade foi implantada e está sendo desenvolvida no âmbito escolar, ou seja, marcado pela superficialidade, pela descontinuidade, pela fragmentação, pela inconsequência.
Neste sentido, observa-se, especialmente, nas escolas públicas que as desigualdades sociais, as diversidades culturais, o esvaziamento dos conteúdos, a falta de foco do ensino e a falta de perspectiva dos jovens têm causando aos educandos muitas dificuldades de acesso, permanência e sucesso escolar.
       Embora uma farta legislação, ótimas teorias e bons discursos, aparentemente, o problema persiste. O ensino médio no âmbito escolar tem prestado ao discurso de preparar para vida, não para vestibular e não para o trabalho. No entanto, nesta fase da vida nos parece fundamental preparar o prosseguimento dos estudos e para o conhecimento das relações no mundo do trabalho. Outro equívoco, e pensar que vamos preparar para vida com apropriação superficial dos conhecimentos científicos, na maioria das vezes, isolados do contexto social e cultural que vivemos.
      Assim sendo, torna-se eminente a necessidade de superar esse modelo que predomina nas escolas. No entanto, é primordial neste processo de mudança considerar para quem esta ensinando? O que ensinar? Para que ensinar?  Então, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio poderá oportunizem uma reflexão ampla e fornecer possíveis caminhos para ações políticas e didático-pedagógicas que possam intervir e atenuar o problema levantado, tornando-se uma ferramenta não apenas de fortalecimento, mas, de transformação do ensino médio no Brasil.