Reflexões sobre o currículo

Colégio Estadual Prof. Maria de Lourdes Rodrigues Morozowski

Orientadora - Raquel Tavares Barbosa Moreira

Antonio Carlos de Oliveira Junior
Claudia Daniele Santos Batista
Francisco Cordeiro
Nadia Cristina Sermanovicz 
Nilson Mariano
Vivian Catharina Gomes Rebello
Rita de Cassia Oliveira do Carmo Alves
Maria Angélica Brauer Mantovani Casagrande

Reflexões sobre o currículo

        Pensar atualmente o  ensino médio é organizá-lo a partir de um eixo comum integrando: Trabalho, Ciência, Tecnologia e Cultura, estabelecendo novos sentidos à escola, melhorando as experiências, os saberes e as vivências oferecidas aos alunos no espaço escolar.
       As relações existentes entre o que nós ensinamos e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura será possível através da consciência que o professor deverá ter a respeito de que o currículo integrado terá significado quando partir do senso comum e da experiência do aluno. Estes saberes iniciais do aluno, mesmo que difusos ou sincréticos indicarão o ponto de partida do professor para chegar no conhecimento científico e assim será possível retornar a sua realidade com um olhar capaz de transformá-la.
       Nesta concepção de ensino, que enfatiza a prática social, se faz necessário a análise dos eixos propostos. Pensando ainda no que Gramsci chamou de escola unitária na qual o domínio técnico, científico e humano organiza a compreensão do trabalho como princípio educativo e não como mera preparação mecânica para o mercado. Nesta perspectiva a proposta de formação visará a autonomia, o ser dirigente e transformador da realidade.
        Na prática da sala de aula procuramos trabalhar os conceitos científicos de forma mais ampla vinculando a realidade do aluno por meio de uma situação problema, texto, música, notícia, vídeo, acontecimento histórico, questão ética, problemática social, fenômeno químico, físico e biológico contextualizando o assunto para aprofundar os conceitos científicos, que instrumentalizarão os alunos para transformação da sua realidade.

 

Comments

imagem de Raquel Tavares Barbosa Moreira

MUDANÇA DE POSTURA

Para que este eixo: ciencia, tecnologia,cultura e trabalho se concretize realmente aconteça em sala de aula é necessário, primeiramente, aprofundamento teórico do significado de cada um, para que, a partir daí as mudanças comecem a aparecer no cotidiano escolar. E como diz o texto acima, isto deve acontecer em todas as áreas de conhecimento e só será possível a partir de um trabalho coletivo.

Vote neste Comentário