COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO PEDRO AMÉRICO - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
SERRANÓPOLIS DO IGUAÇU - NRE: FOZ DO IGUAÇU
Os desafios para o ensino médio estão muito além do que se imagina... os desafios estão presentes no dia-a-dia escolar no que compete desde a participação da família na educação quanto programas educacionais que realmente proporcionem/aclarem o foco dos estudos dos nossos alunos. Vive-se o momento de uma educação excludente onde o acesso ao ensino superior, onde o aluno desfrute de uma educação pública e de qualidade, é fato cada vez mais distante de nossa realidade, já que a concorrência é tamanha e imensamente desleal, pois a carga horária prevista para organizar todas as disciplinas escolares em somente três anos de curso é completamente incompatível. Na sequência, geralmente os alunos do ensino médio conciliam suas atividades escolares a algum vínculo empregatício, pois em sua grande maioria já participam do orçamento familiar então necessitam trabalhar diariamente e não possuem acesso, muito menos hábito de estudo. Quando ocorre a presente situação, ainda depara-se com uma dualidade: o aluno não tem esclarecido qual é o enfoque do seu estudo; ou volta sua atenção aos conteúdos e liga-os à sua formação de conhecimento ou aplica seus conhecimentos acumulados ao trabalho em que está inserido. Chegam aos colégios e encontram estruturas deficientes ao extremo, construções antigas, defasadas e depredadas.... um ambiente que, infelizmente, não evoca o saber. Depara-se com conteúdos programáticos tradicionais e desvinculados da realidade, que por raras vezes utilizará algum deficitário instrumento “tecnológico” fornecido pelo estado que, certamente apresentará defeito. Surge nesse contexto, um outro agravante que merece reflexão: alarmantes índices que apontam para a evasão escolar, jovens que vão perdendo-se da escola, tornam-se alheios a sua própria formação e elevam índices que excluem-no de perspectivas positivas e alavancam a posição do país em números reveladores e nada orgulhosos. Logo, ousamos perguntar, onde está o saber? Realmente, nos faltam argumentos para propor mudanças a essa situação!!!!
CURSISTAS: DANIEL GRASSI; ANDREUSA PATRICIA DE OLIVEIRA; ANGELA DENISE CARRER; FRANCIELI DALBOSCO; MARCIA ANDREIA SEHN CONRATH; ROSANE BASSO MOREIRA; SANDRA M. ZANATTA MORAS
ORIENTADORA: MARLI LENIR DE ROSSO RIBOLDI
Comments
Temática I
Penso que o atual modelo de Ensino Médio não faz sentido para o aluno. O mesmo fica perdido com um curriculo digamos assim, ultrapassado, longe do mundo real. Modificações são necessárias, já que os saberes adquiridos em sala, em uma boa parte não fazem sentido. Cito como exemplo o que ocorre com o DCE de História, que em nada se encaixa com o Enem, obrigando os mais interessados alunos a buscarem uma complementação, pois as questões o Exame são elaboradas tendo por base os PCNs para o Ensino Médio. Neste caso o aluno do Paraná conta com a boa vontade dos professores, que sabem da necessidade de preparar o aluno para este exame. No Caso, necessário para uma bolsa no Prouni ou mesmo o acesso ao Ensino Superior, pelo Sisu.