Percebe-se ao longo da história da educação do ensino médio, algumas questões relevantes para a qualidade do ensino em geral e especificamente para essa modalidade de ensino.
Acredita-se que uma modalidade de ensino profundamente o desempenho da da educação no Brasil, permeia ao longo da história e se refere à não atribuição da própria sociedade do devido valor que o conhecimento, reflexões de fatos da história, não fazem parte dos objetivos, de infelizmente, grande percentual da população brasileira. Isso tem ocorrido desde o início do desenvolvimento da educação em nosso país. Pela leitura desenvolvida do caderno I, constata-se que essa visão foi construída pelos aspectos legais, pensados na estrutura dessa educação.
O Brasil é um país capitalista, a falta de acesso a informação e ao conhecimento cientifico, faz com que se exclua cada vez mais a maioria das pessoas na educação com qualidade.
Em nosso própria legislação, percebe-se a dicotomia entre a teoria e prática dos direitos humanos. Enquanto na lei defende se a cidadania e os direitos iguais, na vida a classe trabalhadora vive a violência social ( desemprego, fome, não acesso à educação e saúde, etc). E a educação, como participa sociedade caracterizada pela divisão de classes sociais com interesses divergentes ( elite x classe trabalhadora), é também marcada por este caráter contraditória: ao mesmo tempo em que a escola é generalizada e se torna a forma dominante de educação, é também secundarizada ( pois em primeiro lugar o capital ) O próprio papel da escola tem refletido o caráter competitivo, individualista e seletivo de uma sociedade capitalista.
No ensino médio público evidencia-se a evasão escolar. O aluno troca o conhecimento escolar para prática do trabalho devido a necessidade da renda familiar.
A falta de uma elação teórica x prática, torna conteúdos desinteressantes para os educando. E o professor utiliza toso o seu poder criativo, tornando –se alguém que faz o que pode para manter e buscar o interesse do aluno, em meio à falta de material didático atualizado e com efetivo função.
Comments
-caderno I- Formação de Professores do Ensino Médio
Históricamente a educação vem sendo usada politicamente, e a sociedade não vem sendo atribuida com uma educação de qualidade devido a falta de investimento ou organização. O governo deveria garantir aos professores uma melhor capacitação e remuneração . Por ser um país capitalista, devemos educar nossos jovens para serem empreendedores, trazendo aos nossos alunos inovações e tecnologia educacional . Na realidade nossos alunos trocam o conhecimento escolar pela suas necessidadese seus interesses e com isso vem em segundo plano o seus estudos, valorizando o trabalho. Originando assim, o alto índice da evasão escolar no nível médio.
caderno I Formaçao de professores do Ensino Médio
Ainda que muitos professores se dediquem a uma educaçao de qualidade, ainda continuamos a enfrentar sérias dificuldades no sistema educacional. Professores trabalhando isoladamente se esmerando para obter o melhor resultado do seu alunado. Porém , com uma educaçao fragmentada, os resultados não é o esperado. O histórico da educaçao brasileira, nos ajuda a compreender os passos da educaçao que vivemos, e nos oportuniza a reflexão e a necessidade de mudanças na area educacional.