Reflexão e Ação – Caderno – Atividade I
A partir da reconstrução histórica aqui apresentada, identifique - individualmente e em grupo – os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades para de explicação para eles.
O Ensino Médio passou por várias transformações ao longo da história, porém, ainda não atende a realidade brasileira. Dessas transformações, ficaram resquícios negativos que contribuíram para o seu fracasso e alguns pontos positivos que deram resultados naquela época.
Dentro da nossa realidade, observamos alguns desafios:
• Evasão - O ensino médio não é atraente para a permanência efetiva do aluno, o qual está interessado no mercado de trabalho, e que sem qualificação, preenche vaga em trabalhos temporários, com baixa remuneração. A Situação econômica do aluno é emergencial, obrigando-se a deixar os estudos para atender suas necessidades.
• Formação de Docente – O que se observa é que o que se ensina aos professores de licenciatura, não condiz com a realidade. Profissionais com má formação, desmotivados, acabam desistindo em meio do processo ensino aprendizagem.
• Estrutura – Escolas que não atendem sua demanda devido ao espaço físico, equipamentos de multimídia obsoletos, material pedagógico insuficiente, metodologias ultrapassadas, planejamentos ineficientes, falta de políticas públicas.
• Repetência – Grande número de alunos em distorção/série. Alunos que abandonam a escola por mudança de residência, problemas particulares, trabalho. Alunos sem perspectivas que trazem consigo grandes dificuldades do processo ensino aprendizagem.
• Desinteresse da família e aluno – Famílias desestruturadas sem comprometimento com os estudos. Alunos sem interesse, despreparados, que veem a escola como um ponto de encontro, onde o real papel da escola é desconsiderado.
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Reflexão e Ação - Caderno Ativ I
Trata-se sem dúvida de um grande desafio, encontrar saídas para mudar essa realidade enraizada de tal forma que já até nos acostumamos com a idéia de que sair do ensino médio formado, não significa estar preparado para encarar um vestibular (se for esta a vontade do educando) ou ir direto para o mercado de trabalho, fazer o quê? Então mudança é um processo lento, já que trata-se de uma história em que começa no meu ponto de vista errada, pois dá prioridade de "boa educação" às classes dominantes e apesar das inúmeras tentativas de mudanças vem sendo assim até hoje, pois acaba saindo privilegiado àqueles com melhor poder aquisitivo, em termos de opções. Um ensino médio profissionalizante com boas opções e boa demanda de mercado. Um ensino médio que prepare, instigue e encorage seus alunos para os vestibulares. Um ensino médio capaz de mudar o rumo, a tragetória, principalmente daqueles que sofrem com tantas desigualdades. Um ensino médio divisor de águas na vida do educando, capaz de fazê-lo um ser a caminho de sua independência, numa faixa etária onde é justamente o que o jovem está sonhando, tornar-se independente e capaz, é o que sonhamos. O desafio para as inúmeras mudanças necessárias é longo, mas não é impossível. Aprendermos a lidar e tentarmos encontrar as saídas para as mudanças sonhadas, para que se tornem realidade já é um ótimo começo.