Reflexão em Ação: Caderno 01

TEXTO FRANKENSTEIN: Reflexões coletivas acerca dos desafios para o Ensino Médio.
Diante dos vários problemas da sociedade contemporânea, como: desvalorização profissional, desemprego, violência, modificações das relações familiares, entre outros, tem-se como papel fundamental da área educacional, o de fornecer o conhecimento, para que as pessoas possam ter possibilidades e autonomia de participar efetivamente das políticas, continuando assim, a lutar por igualdade de direitos. Nesse sentido, a educação, em termos de Brasil, deve ser tratada como uma política social, que tem como compromisso fundamental à garantia dos direitos do cidadão, ou ainda, a escola deve assumir um novo papel frente à sociedade, que é o de propiciar ações para a efetivação dos direitos sociais.
Ao analisarmos essa realidade, percebemos muitas barreiras a serem enfrentadas, e quando limitamos o olhar ao Ensino Médio, existem suas peculiaridades e suas dificuldades específicas para essa etapa de ensino. Há alguns fatores que antecedem à prática pedagógica que devem ser levados em consideração, a realidade em que o colégio está inserido, professores, equipe pedagógica, direção, ou seja, todo o corpo docente deve estar comprometido e engajado com a qualidade da educação ofertada. Ao chegar em sala de aula algumas dificuldades aparecem, como indisciplina, dificuldade na aprendizagem, falta de interesse por parte do aluno e o professor muitas vezes não sabe qual atitude deve ser tomada. O colégio, bem como,  o professor devem entender e identificar quem são seus alunos. Neste sentido Paulo Freire afirma que:
“ Por isso mesmo pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares, chegam a ela saberes socialmente construídos na prática comunitária(.......). Por que não aproveitar a experiência que têm os alunos(....)? Por que não discutir com alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina, (.....).” ( FREIRE; PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, 1996, p. 30)
A relação entre professor e aluno é fundamental para a aprendizagem do educando. Esse processo de aprendizagem também deve levar em conta o aluno, é fundamental que o professor tenha essa consciência, e crie um ambiente favorável à aprendizagem, e não apenas a transferência de conhecimento, como diz Freire (1996) ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Outro fator que influencia esse processo de aprendizagem é a de que o professor esteja sempre refletindo sobre a sua prática.
“ (...) Uma das formas de ligar o conhecimento, a sua produção com a prática docente é a investigação da própria prática, ou seja, tornar a própria prática objeto de pesquisa. (...) Uma das estratégias conhecidas e utilizadas é a pesquisa-ação que busca integrar a produção do conhecimento com a solução dos problemas cotidianos.
A pesquisa ação permite aquilo que se chama reflexão na ação e reflexão sobre a reflexão na ação. Neste tipo de pesquisa o ponto de partida é a prática, ou melhor, a problematização da prática. (..)” (BRACHT; Pesquisa (ação) e prática pedagógica em educação física, p.17).
Sabemos que existem inúmeros problemas enfrentados na Educação do Ensino Médio.  As dificuldades apontadas  são apenas algumas dentre muitas. É preciso pensar em possíveis atitudes para tornar a prática pedagógica adequada e auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de qualidade.  

Deste modo a escola precisa ser pensada como processo coletivo onde todos os sujeitos participam direta ou indiretamente do processo educacional, partilhando o sucesso ou o fracasso. O que professores, gestores e todos os envolvidos nesse contexto necessitam ter bem esclarecido, é para que e para quem estamos educando.
Estamos vivendo um momento alquímico. Temos  a chance de despertar  as mudanças interiores e extreriores de cada  membro da Educação. Para tanto, é importante que foquemos o objetivo maior: a Educação como transformaçào; e não deixemos escapar esta pequena fração de tempo de transformações. Cada ação desenvolvida com carinho e dedicação deve ser espalhada como uma reação química, neste caso até de proporções atômica, para que todos sejam contaminados de bons pensamentos, de harmonia, de ações criativas e reações positivas por décadas e décadas.
Lembrem-se: uma reação em cadeia começa com o impulso de um pequenino elemento “invisível” e gera resultados “visivelmente” extraordinários!.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

BRACHT, V. et al. Pesquisa (ação) e prática pedagógica em educação física na escola. 2.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005 -128 p

 

Grupo do Colégio Estadual Professor Brasilio Vicente de Castro

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