PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
EQUIPE COLÉGIO ESTADUAL PROFªLUIZA ROSS
CLEICE
MARIUZA
MARLON
LINDAMIR
MARCELO
ZENILDA
A biologia oportuniza temas de fácil abordagem cujas discussões favorecem a pesquisa de forma interdisciplinar, permitindo que as discussões se estendam entre as áreas do ensino. Elaboramos uma proposta de ensino que aborda os componentes curriculares de Biologia e Filosofia com temas transversais, como a ética na pesquisa. Dividimos os alunos em grupos de pesquisa, cada qual responsável por um determinado tema da biologia e da ética. Os temas escolhidos pelas equipes foram: Eugenia, Eutanásia, Transgênicos, Aborto, Uso de cobaias na pesquisa científica. Cada equipe se responsabiliza por desenvolver uma pesquisa a respeito de um dos temas, a elaboração de um trabalho de revisão bibliográfica, uma apresentação em forma de seminário e a elaboração de um resumo em forma de artigo científico. Para o desenvolvimento deste trabalho os alunos devem fazer as pesquisas e as discussões, cabendo aos professores orientar as discussões, fornecer opções de fontes bibliográficas e auxiliar na revisão do material escrito.
Comments
Nossa reflexão em ação
Parabéns ao grupo, pelo trabalho e pelas mudanças que tem conseguido fazer em sala de aula, aprimorando suas práticas pedagógicas.
Reflexão em ação: aula interdisciplinar filosofia/ biologia
Achei ótimo esse tema e fluiu muito bem em nossos debates e conversas com nossos colegas. Chegamos à conclusão que nossos alunos precisam saber para que serve o que estão aprendendo e se interessar mais para que no futuro possam usufruir e aplicarem os ensinamentos. Gostei muito!
Bioética
A senhora faz uso da Bioética com os alunos ?
Eles conseguem conpreender ?