Reflexão e Ação - temática I turma Leunice Ramme do Colégio Est. Padre Eduardo Missal -PR

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

ETAPA I – CADERNO I
O estudo da primeira temática foi muito importante para a continuidade dos estudos em grupo. Primeiramente precisamos conhecer a história pela qual a nossa Educação passou para que a compreendamos e assim possamos intervir com ações para que atenda as necessidades sociais.
Percebemos que no processo histórico a Educação sempre foi vista com um mecanismo mais de interesse político do que de construção de uma identidade capaz de transformar a realidade dos que dela fazem parte. Notamos que a nossa Educação, principalmente nas últimas décadas sofreu muitas alterações nas concepções utilizadas, ou seja, fez-se diversas "experiências".
A não continuidade de uma concepção acaba dificultando o fazer pedagógico, o que talvez explique os resultados que apresentamos nas avaliações, como também os problemas que os profissionais enfrentam para exercer sua profissão.

Reflexão e ação: 01
A partir da reconstrução histórica aqui apresentada, identifique — individualmente e em grupo — os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles.

A partir do texto lido, analisado fiz uns recortes, os quais refletem o que foi a educação nos tempos idos e o que nós herdamos.

No Brasil Império, vendo a necessidade de formar profissionais para atender as necessidades das mais diversas áreas, foi criado o Colégio Pedro II com o propósito de, inicialmente, formar as elites nacionais, os altos quadros políticos, administrativos e intelectuais do país.

Na atualidade vemos claramente duas faces do ensino no Brasil: as instituições privadas e de outro lado as escolas públicas.
As instituições particulares, elitizadas, freqüentadas por quem tem condições financeiras, oferecendo um ensino com mais qualidade.
De outro lado, as escolas públicas, lutando para chegar ao patamar da educação das escolas particulares.
Uma vez considerados desnecessários à aprovação nos exames parcelados para os cursos superiores, eles desapareceram gradativamente, cedendo lugar a um plano de ensino limitado às matérias preparatórias para o sistema de estudos parcelados.
A abolição completa do vestibular para acessar ao Ensino de Graduação e a sua substituição pelas notas do ENEM, e até mesmo pelas notas da vida escolar do aluno, é uma aspiração do sistema de ensino, sendo visto como uma forma de democratização de acesso ao ensino superior.
Brasil República: A porcentagem de analfabetos era altíssimo, sendo que o principal objetivo era alfabetizar e preparar para o mundo do trabalho.
Hoje, um dos grandes objetivos ainda é acabar com o analfabetismo e preparar para o mundo do trabalho, pois vivemos numa sociedade consumista, capitalista.
A continuidade do ensino seletivo, uma escola para o “povo” e outra para Elite, ainda é uma realidade.
Uma constatação é que, na atualidade, a maioria dos alunos que ingressam nas faculdades federais ainda são da elite, pois os mesmos tem poder financeiro que lhes possibilita a freqüência nas melhores escolas e, por conseqüência, saem melhor preparados para enfrentar as provas seletivas. Os mesmo tem acesso a um Ensino Médio onde o Currículo contempla os saberes científicos.
A educação escolar brasileira vem sendo muito discutida nas últimas décadas e nestes últimos anos o foco das discussões concentra-se no Ensino Médio, pois a LDB estabelece que a Educação Básica deve ser obrigatória e gratuita dos quatro (4) aos dezessete (17) anos de idade, organizando-se em: Pré-Escola; Ensino Fundamental e Ensino Médio, ou seja, todo jovem brasileiro terá que frequentar a escola pelo menos até os dezessete anos de idade.
Quando nos referimos ao Ensino Médio nos dias atuais, podemos perceber que um dos grandes desafios da educação é manter os jovens na escola, o índice de evasão escolar nesse nível de ensino ainda é elevado, a falta de interesse dos jovens é um dos fatores determinantes para desistir dos estudos.
Podemos considerar que o Ensino Médio é o desafio da década. Para melhorar o rendimento escolar é necessário diminuir o número de alunos por sala de aula. Outro fator determinante são as condições de trabalho que devem possibilitar a qualidade na educação, ou seja, ofertar uma boa formação continuada, rever os planos de carreira, entre outros.

Reflexão e Ação: 02

Observamosque é importante para a escola conhecer a diversidade em que está inserida, só desta maneira vamos conseguir alcançar a integração dos diferentes níveis e modalidades da educação, e atingir o resultado proposto, que seria a melhoria da educação em âmbito geral, se adequando as novas tendências e ao público que queremos atingir que são nossos alunos. Nosso colégio recebe alunos/estudantes oriundos do espaço urbano e também rural, a atividade econômica principal é a agricultura e o comércio, e a renda familiar encontra-se entre média e baixa. Quanto a escolarização dos pais mais de 50% não concluiu o ensino fundamental. Grande parte dos alunos utilizam o transporte escolar. E a religião predominante éa católica. Dos alunos atendidos no ensino médio grande parte já auxilia na renda familiar, oque caracteriza um dos maiores problemas do ensino médio noturno: os alunos cansados do trabalho estão desinteressados do estudo, aumentando o índice de abandono.
Concluindo,a diversidade apresentada na educação atual é um grande desafio para escola, há necessidade de amplas discussões para assim achar um meio de atender as diversas etnias, culturas e religiões existentes em nosso ambiente escolar faz se necessário, pois o aluno moderno exige cada vez mais ações rápidas por nossa parte, precisamos agir. Observamos que uma maneira de melhorar a educação seria a ampliação da jornada escolar, oferecendo atividades extras curriculares que estimulem nossos alunos a gostarem da educação, a educação integral busca contribuir com o desenvolvimento do aluno, esse seria um ponto importante para se começar, melhorar o entendimento do assunto, para isso faz se necessário aumentar as discussões sobre o mesmo e definir o melhor jeito de atingir o objetivo de melhorar a educação.

Reflexão e ação 03

Segundo (GRAMSCI,2000,p.38-39),  o ensino médio deve contribuir para desenvolver o elemento da responsabilidade autônoma nos indivíduos,deve ser uma escola criadora. Portanto, o ensino médio deve ter como eixo principal o trabalho ,a ciências , a tecnologia e a cultura, mas para isso deve haver um interesse por parte do discente em buscar e apropriar-se criticamente dos conteúdos repassados pelos docentes e também fazer com que os mesmos criem o hábito de pesquisa e análise.
O professor de EM deve  cobrar, estimular, acompanhar o aluno em suas atividades, mas fazer com que este aluno tenha responsabilidades de pesquisar e e se interessar pelo conteúdo explicado pelo docente participando da aula com questionamentos críticos e reflexisivos. Assim quando o aluno chegar ao ensino superior se sinta preparado para concluí-lo. Portando o professor mantendo uma relação de afetividade com seus alunos, sabendo compreendê-los e ajudá-los nas dificuldades e limitações respeitando suas opiniões, entendendo que sua tarefa na sala vai muito além do que a mera transmissão de conhecimentos, uma vez que orienta, incentiva, esclarece e mostra caminhos, para que assim possa facilitar o processo de aprendizagem dos seus alunos.

Reflaxão e ação 04

Outros desafios às Políticas públicas de Ensino Médio

Como foi visto, temos um grave desafio
a enfrentar em nossa realidade educacional,
quando a metade (50,9%) dos jovens entre
15 e 17 anos não frequenta o ensino médio e
aproximadamente um terço (34,3%) ainda está,
como repetente ou por ingresso tardio, no ensino
fundamental. Utilizando dados da PNAD/
IBGE, vimos que a taxa líquida de matrícula para
essa população passa de 17,3%, em 1991, para
32,7%, em 1999, atingindo 44,2% em 2004 e
50,9% em 2009 (IBGE, 2010). Os indicadores
apresentados são muito importantes na medida
em que expressam a exclusão de grande número
de brasileiros do acesso à educação e da permanência
na escola, assim como de outros direitos.
A relação entre educação e participação no
desenvolvimento social torna inadiável o enfrentamento
dos problemas. Diante deste quadro,
como chegar à universalização do ensino
médio?

O acesso e permanência ao Ensino Médio ainda é um grande desafio a ser enfrentado, uma vez que por inúmeros motivos os nossos adolescentes, não chegam a ingressar nele ou até ingressam, porém não conseguem concluí-lo.
A seguir estaremos sugerindo coletivamente alguns soluções para reverter este quadro:
- Valorização dos professores e funcionários, preparando-os através da continuidade na sua formação, a renovando os equipamentos escolares, devendo reestruturar e criar novas estruturas escolares atrativas que atendam a nova realidade, podendo assim ofecerer uma educação mais integral para suprir a defasagem que se encontra.
- Ensino Médio Profissionalizante integrado que atendesse a necessidade do educando, qualificando-o para um determinado campo de grande necessidade.

Missal, Pr 02/08/2014

Comments

imagem de Leunice Ramme

Evolução da Educação

Bom trabalho aos integrantes deste grupo que contribuíram apar a construção deste trabalho coletivo.

Vote neste Comentário