Reflexão e ação
Caro colega professor, em um trabalho
coletivo — envolvendo colegas professores, funcionários
da instituição, membros da equipe gestora
e os próprios alunos — levante dados que
permitam conhecer aspectos que vocês julguem
importantes do perfil social, cultural e econômico
dos sujeitos matriculados no Ensino Médio de
sua escola.
Em nossa escola, o corpo discente é extremamente de um nível social carente. Geralmente, sem estrutura familiar e com sérios problemas sociais. Isso causa uma grande influência na vida cultural e econômica de nossos alunos, pois, geralmente eles não têm acesso à oportunidades de frequentar ambientes culturais até mesmo presentes em nossa cidade, como por exemplo: parques, teatro, cinema, museus, etc. Uma grande maioria de nossos alunos, sofrem com a falta de tempo e condições financeiras para se aperfeiçoar, digo, fazer cursos profissionalizantes fora do período escolar. Com isso, muitas vezes percebe – se uma falta de interesse e desmotivação por parte dos nossos alunos.
Participantes:
-Mácia Bianco
-Janaína Stankovitz
-Lindacir T. F. Vons
-Fabilene Estevam
-Caren Prestes
-Maristela Roque
Comments
Alunos carentes
Concordo que o nível social de muitas Escolas Públicas, seja carente e com muitos problemas sociais, no entanto o pouco que eles possuem e conquistam é destinado a outros propósitos, impera uma grande vontade de ganhar e não conquistar. A necessidade de trabalhar e outros problemas socias acabam por retirar o aluno da escola. Acredito que o empenho em mostrar ao aluno que o caminho deve estar voltado ao conhecimento, resulta em estímulo para um futuro promissor.