Após as leituras e visualização do vídeo e discussão com o grupo verificamos que a escola é um ambiente social diversificado, pois estamos no entorno de uma grande variedade de questões sociais como a diversidade de gênero, cultural, étnica racial entre outras.
Diante dessa diversidade não há como pensar em um único modelo de jovem no ambiente escolar, pois todo sujeito é singular com concepções sociais, históricas, filosóficas e religiosas.
O sujeito do ensino médio é um indivíduo que no seu processo de formação deveria conquistar a autonomia, autodeterminação, poder escolher e ser dono da sua história.
O grande desafio é que todos compreendam que a escola é um espaço social e histórico, e que deve proporcionar aos sujeitos que a frequentam o acesso à cultura, ao esporte, e a educação, independentemente de sua diversidade. Cabe a escola garantir o acesso ao conhecimento historicamente produzido pela humanidade, não de forma alienada, mas como instrumento para o aluno ler e transformar sua realidade. Para tanto, requer uma ação intencional para um determinado fim.
Cabe também aos nossos governantes investir na escola pública, tornando-a um ambiente receptivo moderno e prazeroso, onde nosso jovem possa ser esse jovem protagonista envolvido com a escola de forma criativa e responsável, que o mesmo sinta como parte integrante desse processo. Aos educadores cabe promover algumas ações, como pesquisas e debates, com professores e alunos sobre a diversidade existente tanto na escola quanto na comunidade, proporcionando a todos a participação cidadã na construção do próprio indivíduo como sujeito histórico.
Grupo II - Barão
Colégio Estadual Barão do Rio Branco Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional Foz do Iguaçu- Paraná
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Reflexão e Ação - Caderno 2 - “O Jovem Como Sujeito do Ensino Mé
Os jovens estudantes do Ensino Médio do Colégio Barão tem a possibilidade de participar de uma série de atividades culturais das quais são protagonistas como também participam dos processos de tomada de decisões como o Conselho de Classe, Grêmio Estudantil e Assembleias. Assim, vão adquirindo a capacidade de compreensão crítica do mundo em que estão inseridos.