Reflexão e Ação - Caderno 2 - Construindo uma noção de juventude
Comunidades:
- Logue-se para poder enviar comentários
Coordenação do Portal
Feito em parceria pela Rede de universidades EMdiálogo
UFF, UFMG, UFPA, UFAM, UFSM, UnB, UFPR, UFRN, UFSCar/Campus Sorocaba, UFG/Campus Catalão
Comments
Despertar do Conhecimento
Caderno II -O Jovem
Colégio Estadual Euclides da Cunha - Ensino Fundamental Médio e Normal
Marcia Regina Pasinatto Rinaldi - 19/08/2014.
Com tantas diferenças sociais, culturais e ideológicas entre os jovens muitos estão procurando sua posição no mundo. Com tudo isso a maioria dos jovens tomam suas próprias decisões muitas vezes essas decisões são tomadas de maneira precipitada, no impulso acarretando vários problemas no futuro.Importante reconhecer que na escola atual o jovem não se sente valorizado e ao mesmo tempo pensa que não tem espaço para manifestação pessoal. Isso ocorre não só por culpa da escola, mas também pela própria construção social de juventude, considerada geralmente por ser constituída por seres em formação. Para muitos jovens o ambiente escolar não é atrativo, é um ambiente chato, eles veem o professor como uma pessoa que pouco acrescenta em sua vida. Frequentam a escola por obrigação, sem interesse de adquirir novos conhecimentos, sem motivação. Como resolver essa baixa estima de nossos jovens? Não é uma tarefa fácil, nosso desafio é grande. Acredito que primeiramente o professor tem que conquistar o aluno fazendo com que ele não desista de seus estudos e que descubra que no ambiente escolar encontrará muitos motivos que irá contribuir para que ele tenha um futuro promissor.Devemos ser colaboradores para que os jovens conseguiam construir sua identidade valorizando a vida, escola e o trabalho.