Observam-se que os jovens são imediatistas de acordo com a característica propria da idade, e preferem cursos mais rápidos que como bolsistas, empenham-se para ganhar certificados e ingressar no mercado de trabalho. Pois vislumbram o futuro ainda muito longe , e acabam "esquecendo" a importância em terminar primeiramente o ensino médio, sendo o último ciclo da educação básica, para depois definitivamente resolverem com mais maturidade o que de fato escolherão como profissão.A escola formal deixa de ser atrativa, sentem-se entediados, é preciso mais recursos lúdicos.Observam-se que os jovens são imediatistas de acordo com a característica propria da idade, e preferem cursos mais rápidos que como bolsistas, empenham-se para ganhar certificados e ingressar no mercado de trabalho. Pois vislumbram o futuro ainda muito longe , e acabam "esquecendo" a importância em terminar primeiramente o ensino médio, sendo o último ciclo da educação básica, para depois definitivamente resolverem com mais maturidade o que de fato escolherão como profissão.A escola formal deixa de ser atrativa, sentem-se entediados, é preciso mais recursos lúdicos.
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primeiro encontro: um desafio no ensino de qualidade
É percebido que todos os jovens por serem imediatista tentam avançar etapas em suas vidas,esquecendo-se de que algumas destas são de primordial importancia para suas vidas,porem os mesmos que abandonam as escolas voltam temos depois com mais garra e entusiasmo no qual antes não demonstravam,as angustias e queixas de muitos artigos que tenho lido são os mesmos,percebo então que que a problematica é nacional, então o que seria possivel fazer para resolver este problema? Quais seriam as soluções aceitaveis? Quais seriam as propostas cabiveis á cada comunidade já que são tão divergentes.Tudo isto são desafios que estão impondo a nos educadores na qual não são todos que estão dispostos a aceitar.
Reflexâo e ação - Caderno 1
Os altos índices de reprovação e evasão estão relacionados ao fato que o Ensino Médio é desinteresante para o jovem, pois não enxergam aplicabilidade do conhecimento repassado, com excessão daqueles que irão prestar vestibular.
Outro fator de evasão é a necessidade de trabalhar para ajudar nas despesas da família.
Reflexão e ação - caderno 1
Temos muitos desfios para o E.M. , no meu ponto de vista um deles é a cultura para um bom desempenho em concursos vestibulares e ENEM. Temos o conceito de escola para todos mas infelizmente nem todos querem ir para escola.
Existem ainda escolas elitizadas, ou seja , de ensino privado onde consegue com recursos proprios uma melhor estrutura, e as escolas pública, onde temos professores bem preparados, que estão trabalhando em situações precarias e tentando fazer " mágica".
Muitos acham que uma das saidas e o EM Proficionalizante , mas vejo que para uma melhor trabalho para o EM, temos que reformular a base no ensino de primeiro ao quinto ano, e uma mudança nos atuais concursos. Ja tivemos varias tentativas frustrada, como o ensino por competencias e habilidade, mas foram frustradas. Temos que parar de ser teoricos, e encontrar, em conjunto, formas reais de melhorar e tornar mais atrativo e interessante o EM para nossos alunos, nem que para isso reformular o ensino básico.