PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Colégio Estadual do Campo de Juvinópolis
Cascavel-PR
Orientadora: Jurema Matos Bubna
Cursista: Mara Salete Campestrini
Reflexão em ação-cadernos I e II-Pacto Nacional para o fortalecimento do Ensino Médio
Em um debate, eu e as professoras de Sociologoa e Filosofia do Colégio Estadual do Campo de Juvinópolis,mais os alunos do 2º EM,chegamos à conclusão que:
É evidente que o adolescente de hoje não é o mesmo daquele de anos atrás.Também é notável o fato de que,fatores socioeconômicos influenciam consideravelmente nas diferenças entre esses jovens.Entretanto, o que nos une,de certa forma,é o fato de não terem,ainda um papel social definido,fazendo com que estejam em uma constante busca por ajustamento psíquico e social.
Não devemos reduzir os problemas da educação no Brasil em um único fator,muito menos nos determos na busca por um culpado para a atual realidade nacional. O que podemos fazer é fortalecer o trabalho coletivo das instituições de ensino,considerando a educação como um ato político,sendo o acesso a ela uma demonstração de cidadania,ou seja, a educação não é de responsabilidade única e exclusiva da escola,mas de todos aqueles que compõem a sociedade,como a família e o Estado.
Como educadores,mesmo enfrentando dificuldades de diversas ordens temos outras tantas possibilidades de atuação na construção de um ensino melhor,principalmente em pequenas intervenções em sala de aula procurando ir além de simples conteúdo enciclopedista,envolvendo os alunos,despertando neles o interesse por aprender.
Assim estaremos caminhando no sentido de conquistar um exercício profissional pleno de quem supera a tarefa de bem ensinar.
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reflexão e ação
Colégio estadual Rui Barbosa EMP - formosa do oeste Núcleo de Assis Chateaubriand
Orientador Lucimar Amtonio Ramos
cursista: Thiago Varaschim Cenci
CADERNO 2. Ao estudarmos o Caderno II da etapa I - O Jovem como Sujeito do Ensino Médio, no curso de Formação de Professores do Ensino Médio, oportunizado pelo Ministério da Educação, por ocasião do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, pudemos perceber a importância da escola em conhecer a realidade de seus sujeitos do Ensino Médio, conhecer mais de perto e de forma mais aberta essa pluralidade cultural que frequenta diariamente nossa escola e através de uma maior aproximação conhecer seus, sonhos, suas expectativas com relação a escola, o trabalho e a sua formação futura, para então através desse conhecimento possamos nos organizar enquanto instituição escolar social de forma a oportunizar um ambiente escolar que seja prazeroso a nossos jovens e que atenda suas expectativas em termos de conhecimento.É imprescindível entendermos sociologicamente, o que é juventude em nossa realidade social. O que é ser jovem. A juventude não se resume apenas na idade cronológica desta faixa etária, mudanças biológicas, e psicológicas. Não é apenas uma passagem ou uma prévia do que é ser adulto. Entender a juventude vai, além disso. O jovem é, ele não vai ser, é presente vivido e produz cultura.Realizamos então uma investigação parcial junto a nossos alunos, as investigações foram realizadas em duas turmas do ensino médio: sendo no turno da manhã, segundo ano e quarto ano do ensino profissionalizante do noturno através da aplicação da aplicação de uma atividade em forma de carta, conforme abaixo:Carta dos Professores do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio do Colégio Estadual Rui Barbosa – Ensino Médio e Profissional, aos nossos alunos.Olá, Caro aluno!Nós Educadores do Colégio Rui Barbosa, estamos empenhados em oferecer a cada um de vocês a melhor educação escolar possível. Para tanto gostaríamos de nos aproximar mais de você jovem aluno, para assim conhecê-lo melhor; seus sonhos e seus ideais de vida a curto e a longo prazo e principalmente como você vê a nossa escola em sua vida.Para que isso seja possível, gostaríamos que você se expressasse de maneira muito sincera, sobre o questionário abaixo, que busca única e exclusivamente conhecer ainda mais nossos alunos; a você, seus anseios e sonhos para um futuro breve e promissor e assim possamos ajuda-lo em sua realização.Perguntas:01) (expectativas de futuro) Como você caro aluno se vê daqui a 10 anos: casado? Com filhos? Estudando? Trabalhando em que? Conte-nos o que pretende para sua vida futura.02) (sobre a escola) O que você pensa e sente sobre a escola de Ensino Médio? (sua escola, seus professores, funcionários, direção, a estrutura da escola, a matriz curricular (disciplinas), o que falta, o que está bom, você se sente ouvido na escola) A escola de hoje possibilita a realização de seus sonhos?03) (uso de tecnologias) Como você vê o uso de tecnologias no desenvolvimento das aulas (uso do celular; uso da tv; computadores; data show; etc...) essas tecnologias oportunizam uma melhor aprendizagem?04) (sobre o trabalho) Qual sua expectativa de trabalho para o futuro, qual profissão pretende seguir, quais os fatores que o levaram a escolher esse ramo de trabalho? A forma como você esta se dedicando aos estudos esta de acordo com as necessidades para ingressar no ramo de atividade que você pretende?Assinado:Seus Professores! Através da aplicação deste trabalho obtivemos as seguintes opiniões:Nossos educandos têm opiniões de que a nossa escola é de boa qualidade com profissionais preocupados e dedicados; e que a
estrutura da escola atende a maioria dos seus interesses e necessidades, ficando a desejar somente a questão da biblioteca que possui uma grande quantidade de material para acesso dos educandos, mas que não possui funcionários para atender.
Eles sabem que a escola é a porta de entrada para um futuro de qualidade e acreditam que através dela eles podem mudar a sua vida futura. Inclusive eles opinam de que o sistema de aprovação com média 6.0 é muito baixa para quem quer pleitear uma vaga na universidade. Sendo assim, eles sugerem que os professores podem cobrar mais e mais, só que ao mesmo tempo acham que os mesmos não possuem um bom nível de estudo. Quanto a perspectiva de um futuro promissor, um bom emprego, uma boa condição social, foram vinculadas ao estudar e ter bons professores, assim como reconhecem que o conhecimento é essencial para o progresso em sua vida profissional e pessoal.Muitos estudantes revelaram que o uso da internet nas escolas aumentaria bastante o índice de aprendizado porque facilitaria o ensino, e que há professores já utilizando essa ferramenta para passar o conteúdo, indicando fontes e referências de estudos e assim ampliado o que se estudou em sala de aula.Embora tenham opinado que a tecnologia é importante, reconhecem que não conseguem conduzir o uso deste meio de estudo de modo que seja realmente proveitoso não atrapalhando seu desempenho em sala, pois caem em tentação durante o estudo. Reconhecem a internet como uma ferramenta indispensável na busca de informações atuais e antigas e para pesquisas de assuntos variados, para ter acesso a curiosidades, jogos, aplicativos e consideram que tudo possibilita o interesse e o gosto no aprendizado.Diante desta realidade cabe a nós educadores o papel de formar docentes conscientes de seus deveres e seus direitos e que o exerçam na sua prática do cotidiano, pois quando trabalhamos esta consciência pensamos que já trabalhamos formadores de opiniões, uma vez que temos uma grande quantidade de alunos que trabalham e ainda precisam organizar seu tempo para e escola. Os educadores são mediadores entre a escola e o seu trabalho uma vez que, eles têm essa mão dupla que é extremamente necessária para formação do cidadão e, estamos sempre possibilitando esta oportunidade para discutir esta questão em sala ou até mesmo nas nossas reuniões pedagógicas para reavaliarmos a nossa prática pedagógica.Pudemos perceber através desse trabalho que nossos jovens alunos estão preocupados em ter uma escola que os capacite para competir em pé de igualdade com outros estudantes do país, em nível universitário, uma vez que questionam que para conseguir uma vaga em medicina, por exemplo, só está escola pública oferece oportunidade pra ingressá-lo?O presente trabalho realizado junto aos alunos, oportunizou discussões muito produtivas entre o grupo de estudo, o que com certeza, promove uma mudança de olhar sobre esse jovem aluno de nossa escola e sobre nossa prática pedagógica enquanto profissionais comprometidos com uma educação de melhor qualidade a nossos jovens.• A atividade foi realizada de forma coletiva, razão pela qual a resposta também é coletiva.