SISMEDIO CEEP CASCAVEL PARANA
ORIENTADORA SIMONE MIRIAN RIZENTAL
ALUNAS:
MARIA SALETE DA SILVA BOZZA
MARIVANIA MENEGARDE
ROSERLEI SALETE DE OLIVEIRA FURLAN
SYRLEY PREZZOTO
Reflexão e Ação 3 PAG 32
Problemas (o que precisa ser mudado)
Impactos negativos (do problema)
Ações (para resolver o problema)
1. Troca constantes de docentes nos cursos profissionalizantes.
- não continuidade nas atividades de conteúdo e formação específica.
- Propor organizaçãpoescolar através de ações da SEED
- Contrato de PSS mais longos.
- Encerramento do contrato com garantia de manter as mesmas disciplinas ou escola.
2. Falta de livros e material didático para as disciplinas específicas da área.
- Causa problemas nos encaminhamentos metodológicos e na aprendizagem do educando.
- Elaboração de material didático, pela SEED ou pelos professores das áreas técnicas, conforme PLANO DE CURSO.
3. Ementas e conteúdos desatualizados ou defasados.
- Defasagem de conteúdo para o aluno e dificuldades para inserção no mundo do trabalho.
- Atualização e flexibilização das ementas e dos conteúdos por parte da mantenedora.
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Reflexão Ação 4 Caderno 1 Etapa 2
Reflexão e Ação – 4 - CADERNO 1 ETAPA 2
I - Mediante sua participação no Conselho de Classe, faça um relatório claro e objetivo com base nas seguintes questões: Anote todos os diálogos e impressões que você puder observar nesta tarefa. Agora responda: 1-Quais foram os problemas levantados?2-Quais os encaminhamentos propostos?3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema.4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?5-Quais foram as sugestões propostas?6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?RESPOSTAS1 – Os problemas detectados em nossos conselhos de classe, na sua grande maioria são relacionados à falta de interesse dos alunos, o que resulta a “dificuldade” na aprendizagem, e conseqüentemente na reprovação e abandono.2 – Assim que os problemas são detectados, tanto individuais como coletivo, os alunos são chamados para serem ouvidos e orientados e de imediato os pais são comunicados, para que juntos, encontrem uma forma de amenizar e resolver as lacunas existentes no processo de aprendizagem.3 – Queixa seria mais voltada para questões que envolvem a indisciplina no dia-a-dia da escola, e os problemas baseiam-se mais nos quesitos relacionados ao processo ensino aprendizagem.4 – São várias as questões tratadas no Conselho de Classe sobre ensino e aprendizagem, entre eles, podemos citar: avaliação; atividades em sala de aula; desmotivação; falta de interesse, compromisso e participação; faltas; etc...5 – As sugestões e encaminhamentos dependem de cada caso, porém em todas as situações, a equipe pedagógica entra em contato com os alunos e pais com o intuito de sanar os problemas apresentados. E também no momento do conselho, os professores, em consenso, sugerem ações que ajudam a amenizar os conflitos momentâneos, como por ex: mapeamento da sala, colocar câmera na sala, realizar palestras, promover excursão educativa, etc...6 – As práticas são as citadas acima, ou seja, a Direção procura ouvir a opinião dos [professores e equipe pedagógica, para juntos, encontrar o melhor caminho em busca das soluções que envolvem os alunos com os alunos com problemas de disciplina e aprendizagem.7 – A priori os Conselhos de Classes deveriam ser mais objetivos, pois durante os mesmos, os assuntos ficam dispersos e cansativos, onde muitas vezes se foge do tema principal, que são os resultados da aprendizagem e problemas correlatos.Realizar um conselho com a presença de alunos poderia ser uma forma de conscientizá-los sobre seu comportamento e aprendizagem, de maneira mais objetiva, pois ali ele teria uma visão panorâmica da sua atuação, tendo assim, a oportunidade de ouvir e repensar em suas atitudes. O conselho realizado dessa forma facilitaria o trabalho da equipe, a qual chamaria somente os pais para conversas e esclarecimentos.