REFLEXÃO DO CADERNO 1

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PEDRO BOARETTO NETO
MUNICIPIO: CASCAVEL
NRE: CASCAVEL
ORIENTADOR DE ESTUDOS: INES DOS SANTOS
PARTICIPANTES DO GRUPO: EUNICE BILLER - CELINA K. T. ARAKE - HEFREN T. TEIXEIRA ALVES

TEMA: Como chegar à universalização do ensino médio?

Em primeiro lugar, esses dados não refletem a realidade da escola pública do Paraná. Em segundo lugar, esses dados, se referindo ao Brasil, como um todo, não tem credibilidade, estamos em 2014. Então o quadro se torna mais grave, pois as estatísticas estão defasadas e manipuladas e com isso sem credibilidade.
Mesmo assim, pensar em universalização do ensino médio, requer uma participação local, a partir da PARTE pelo TODO. Ou seja, em cada região os educadores enfrentarem suas realidades com sua comunidade local desde o currículo até as relações sociais desta comunidade: cidadania, saúde, lazer, enfim, qualidade de vida.

 

Comments

imagem de Célia Barbosa Vilela

SÍNTESE DAS REFLEXÕES DO CADERNO 1

COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO CARLOS GOMES - EFM  

MUNICÍPIO: TERRA ROXA

NRE: TOLEDO

ESTADO: PARANÁ

SÍNTESE DAS REFLEXÕES DO CADERNO 1

Ao refletirmos sobre os aspectos históricos da educação no Brasil, podemos constatar que ainda enfrentamos inúmeros desafios  para o trabalho com o ensino médio na realidade brasileira. E ao analisarmos os desafios enfrentados pela educação no Brasil, mais precisamente no Ensino Médio, fica claro que muitos destes permanecem e outros novos entram em cena, devido as inovações tecnológicas e ou transformações sociais nas quais estamos inseridos. Diante disso, a qualidade na educação, a universalização do acesso e da igualdade de oportunidades educacionais fomentam muitos debates.Presente em um cenário de desigualdades, a educação escolar para o Ensino Médio apresenta inúmeros fatores desfavoráveis à construção e consolidação da cidadania, entre eles, a evasão, o abandono e a falta de perspectivas por parte do jovem estudante. Esse cenário comprova que o grande desafio da educação hoje, é encontrar soluções que aprimorem a qualidade da educação, para que de fato existam o cumprimento e a obtenção de resultados efetivos de melhoria da aprendizagem.

Sabemos que o eixo Integrador do currículo do Ensino Médio, formado pelas dimensões do Trabalho, da Ciência, da Tecnologia e da Cultura, se constitui como essenciais à formação humana e para a oferta de um Ensino Médio de qualidade social. No entanto, essas dimensões são muitas vezes apresentadas, e até mesmo “entendidas” de forma fragmentada, impedindo o tratamento integrado e contextualizado dos conteúdos, sem favorecer práticas interdisciplinares.

Sabemos também que para que estes aspectos sejam articulados e materializados na realidade educacional, é necessário que o estudante e o professor sejam pesquisadores. A prática pedagógica tanto do estudante como do professor deveria ser organizada de forma a viabilizar a realização de pesquisa, prática que exigiria um papel ativo dos sujeitos da escola, e a limitada prática de transmissão do conhecimento que ocorre atualmente seria superada. Mas como viabilizar tais práticas no contexto atual? Quando muitas vezes, nem mesmo o professor foi preparado para isso, pois a realidade dos cursos de formação de profissionais da educação, com a expansão,na última década, do Ensino Superior e por falta de critérios mais rígidos, causou um rebaixamento no nível de ensino, principalmente no que diz respeito às EADs, conforme analisamos, entre os profissionais recém-formados, é notório a formação deficiente e inadequada que receberam, e isso está causando um grande impacto à Educação.

Diante dessas questões, faz-se então, necessário a construção de um currículo integrado, que priorize a formação do sujeito de forma integral, consciente de seu papel de cidadão com direitos e deveres; e repensar práticas pedagógicas que privilegiem um trabalho motivador em sala de aula, onde o aluno sinta-se realmente um sujeito dentro do processo de ensino e de aprendizagem.Além disso, é necessário  a prática de políticas públicas que priorizem o sujeito em todas as suas necessidades (educação, saúde, segurança...), que perceba e interfira junto aos cursos de formação de profissionais da educação, a fim de minimizar as lacunas existentes na formação de professores para o trabalho eficaz com os jovens do Ensino Médio;  que oferte um ensino de qualidade que garanta a permanência do aluno na escola (e que essa permanência seja significativa),  e proporcione condições aos docentes para um trabalho com eficácia.

PROFESSORA ORIENTADORA

CÉLIA BARBOSA VILELA

 

PROFESSORES CURSISTA:

NEUSA PEREIRA LIMA

ALEX SANDRO RODRIGUES BRITO

CAROLINE ANDRESSA MOMENTE MELO

JOÃO JOSÉ MARQUES

MARCIELE CRISTINA CORREA

VALDINEIA DOS SANTOS BURDINHÃO

VIVIANE LORENZONI

SANDRA MARA DE MORAES

CARLÇA VANUZA HEINEN DA SILVA

IVANILDO VIEIRA LIMA

CARLOS HAMILTON DA SILVA

 

 

 

Vote neste Comentário