CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PEDRO BOARETTO NETO
MUNICIPIO: CASCAVEL
NRE: CASCAVEL
ORIENTADOR DE ESTUDOS: INES DOS SANTOS
PARTICIPANTES DO GRUPO: EUNICE BILLER - CELINA K. T. ARAKE - HEFREN T. TEIXEIRA ALVES
TEMA: Como chegar à universalização do ensino médio?
Em primeiro lugar, esses dados não refletem a realidade da escola pública do Paraná. Em segundo lugar, esses dados, se referindo ao Brasil, como um todo, não tem credibilidade, estamos em 2014. Então o quadro se torna mais grave, pois as estatísticas estão defasadas e manipuladas e com isso sem credibilidade.
Mesmo assim, pensar em universalização do ensino médio, requer uma participação local, a partir da PARTE pelo TODO. Ou seja, em cada região os educadores enfrentarem suas realidades com sua comunidade local desde o currículo até as relações sociais desta comunidade: cidadania, saúde, lazer, enfim, qualidade de vida.
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SÍNTESE DAS REFLEXÕES DO CADERNO 1
COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO CARLOS GOMES - EFM
MUNICÍPIO: TERRA ROXA
NRE: TOLEDO
ESTADO: PARANÁ
SÍNTESE DAS REFLEXÕES DO CADERNO 1
Ao refletirmos sobre os aspectos históricos da educação no Brasil, podemos constatar que ainda enfrentamos inúmeros desafios para o trabalho com o ensino médio na realidade brasileira. E ao analisarmos os desafios enfrentados pela educação no Brasil, mais precisamente no Ensino Médio, fica claro que muitos destes permanecem e outros novos entram em cena, devido as inovações tecnológicas e ou transformações sociais nas quais estamos inseridos. Diante disso, a qualidade na educação, a universalização do acesso e da igualdade de oportunidades educacionais fomentam muitos debates.Presente em um cenário de desigualdades, a educação escolar para o Ensino Médio apresenta inúmeros fatores desfavoráveis à construção e consolidação da cidadania, entre eles, a evasão, o abandono e a falta de perspectivas por parte do jovem estudante. Esse cenário comprova que o grande desafio da educação hoje, é encontrar soluções que aprimorem a qualidade da educação, para que de fato existam o cumprimento e a obtenção de resultados efetivos de melhoria da aprendizagem.
Sabemos que o eixo Integrador do currículo do Ensino Médio, formado pelas dimensões do Trabalho, da Ciência, da Tecnologia e da Cultura, se constitui como essenciais à formação humana e para a oferta de um Ensino Médio de qualidade social. No entanto, essas dimensões são muitas vezes apresentadas, e até mesmo “entendidas” de forma fragmentada, impedindo o tratamento integrado e contextualizado dos conteúdos, sem favorecer práticas interdisciplinares.
Sabemos também que para que estes aspectos sejam articulados e materializados na realidade educacional, é necessário que o estudante e o professor sejam pesquisadores. A prática pedagógica tanto do estudante como do professor deveria ser organizada de forma a viabilizar a realização de pesquisa, prática que exigiria um papel ativo dos sujeitos da escola, e a limitada prática de transmissão do conhecimento que ocorre atualmente seria superada. Mas como viabilizar tais práticas no contexto atual? Quando muitas vezes, nem mesmo o professor foi preparado para isso, pois a realidade dos cursos de formação de profissionais da educação, com a expansão,na última década, do Ensino Superior e por falta de critérios mais rígidos, causou um rebaixamento no nível de ensino, principalmente no que diz respeito às EADs, conforme analisamos, entre os profissionais recém-formados, é notório a formação deficiente e inadequada que receberam, e isso está causando um grande impacto à Educação.
Diante dessas questões, faz-se então, necessário a construção de um currículo integrado, que priorize a formação do sujeito de forma integral, consciente de seu papel de cidadão com direitos e deveres; e repensar práticas pedagógicas que privilegiem um trabalho motivador em sala de aula, onde o aluno sinta-se realmente um sujeito dentro do processo de ensino e de aprendizagem.Além disso, é necessário a prática de políticas públicas que priorizem o sujeito em todas as suas necessidades (educação, saúde, segurança...), que perceba e interfira junto aos cursos de formação de profissionais da educação, a fim de minimizar as lacunas existentes na formação de professores para o trabalho eficaz com os jovens do Ensino Médio; que oferte um ensino de qualidade que garanta a permanência do aluno na escola (e que essa permanência seja significativa), e proporcione condições aos docentes para um trabalho com eficácia.
PROFESSORA ORIENTADORA
CÉLIA BARBOSA VILELA
PROFESSORES CURSISTA:
NEUSA PEREIRA LIMA
ALEX SANDRO RODRIGUES BRITO
CAROLINE ANDRESSA MOMENTE MELO
JOÃO JOSÉ MARQUES
MARCIELE CRISTINA CORREA
VALDINEIA DOS SANTOS BURDINHÃO
VIVIANE LORENZONI
SANDRA MARA DE MORAES
CARLÇA VANUZA HEINEN DA SILVA
IVANILDO VIEIRA LIMA
CARLOS HAMILTON DA SILVA