Reflexão: DIVERSIDADE NA SOCIEDADE E NA ESCOLA

Guaraniaçu, 02/05/15. Valmir Cordeiro dos Santos.

ETAPA II - Temática l: Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio (caderno 1/MEC, pág. 13)

DIVERSIDADE NA SOCIEDADE E NA ESCOLA

A diversidade constitui num desafio para organização do trabalho pedagógico escolar, parece simples, mas devemos contextualizar e historicizar seus significados e, quanto mais complexa a sociedade em que vivemos, mais complexo é o conceito de diversidade. Pois trata do conjunto das diferenças expressas pelos seres humanos, que formam a nossa sociedade.
Na busca de entendimento, cabe observar que ao longo da historia prevaleceu o domínio da cultura branca, cristã, masculina e alfabetizada sobre a cultura dos índios, negros, mulheres e analfabetos. Chegamos à sociedade contemporânea, marcada pela contradição, por um lado à alta produção e acumulo de riquezas, por outro, a exclusão social e econômica. Neste Contexto, a escola sempre esteve a serviço de reproduzir e fortalecer o sistema, assim, desenvolvendo uma educação seletiva, discriminatória e excludente.
Na perspectiva de superar esse modelo, a pluralidade e a diversidade devem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico. Para tanto, requer da escola um novo olhar sobre seus educandos, levando em conta as suas características, interesses, condições de vida e de trabalho.
A partir do diagnóstico, deve-se planejar no PPP e PTD o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer. Neste processo deve-se garantir a participação da comunidade escolar, numa vivência democrática, no sentido de promover o envolvimento e comprometimento de todos nas ações da escola.
A intervenção pedagógica na sala de aula acontecerá por meio de ações didático-pedagógicas coletivas e/ou individuais na qual os conteúdos específicos de cada disciplina deverão estar articulados entre si e à realidade, considerando sua dimensão sócio-histórica, vinculada ao mundo do trabalho, à ciência, às novas tecnologias, dentre outros.
Desta forma, espera-se que a escola seja capaz garantir ao aluno a aprendizagem, o desenvolvimento e a formação humana integral. Assim sendo, contribuir para formação de um novo homem, que não é apenas racional, religioso, trabalhador, técnico e sim de igualdade social.
Valmir Cordeiro dos Santos