Reflexão caderno 1

COLÉGIO ESTADUAL PROF. ELIAS ABRAHÃO – CURITIBA.
Resultado do questionamento feito para o Ensino Médio Geral a respeito da nova proposta para o Ensino Médio Integral.
Nesse dia 02/08/2014 o grupo de professores de nosso Colégio discutiu e relatou as experiências a cerca das expectativas de nossos alunos sobre essas mudanças. Alguns professores aplicaram questionários pontuais sobre o que esperar em termos de mudança, outros realizaram debates e alguns desenvolveram aulas com o material de nossos estudos.
Percebemos que nossos alunos identificam que existe um jogo de empurra e uma busca de culpados dentro da nossa política educacional. Querem professores mais qualificados, porém, percebem também,  que existem alunos desinteressados independente do que a escola faça. Alguns tem uma visão simplista e acham que regras mais rigorosas seriam a solução. Existe ainda, a preocupação com o vestibular, com o mercado de trabalho e a sensação de que o Ensino Médio Geral não os prepara para coisa alguma.
Os alunos também relataram o problema com o horário para o começo das aulas (7:30). Comparando nosso horário com as escolas da Europa e nos Estados Unidos, os alunos perceberam que isso é uma questão relevante para eles assim como a importância do Ensino Profissionalizante porque , para muitos, os conteúdos estão desvinculados da realidade e a solução para os alunos seria um currículo flexível e uma maior possibilidade de manifestação de seus interesses.
Para nosso grupo de professores, o que ficou bem marcado foi, principalmente, a felicidade e a surpresa que muitos alunos sentiram ao perceberem que estavam sendo questionados e que,  de alguma forma, o que eles pensam é importante ou seja, nosso construtivismo não pode ser apenas de “fachada”, temos que mudar o olhar da escola para que o aluno não se sinta desmotivado e que a educação não caia na descrença.

Comments

imagem de Rita Zanini Debiazi

Empurrando

Concordo contigo Giovane, é importante que o aluno saiba que estamos interessados em sabermos o que eles pensam e querem , assim poderemos alcançar resultados melhores. Eles podem se sentir mais seguros e contar conosco para iniciativas de melhorarmos a qualidade do ensino. 

Vote neste Comentário