Colegio Estadual Professora Carmem Costa Adriano - Paranagua - Parana.
Elisabete Padilha de Andrade
"O Ensino Médio é um direito social de cada pessoa e dever do Estado na sua oferta pública e gratuita a todos e que, em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se na formação integral do aluno.
O grande desfio é o de avaçar na direção de garanti-lo como direito igualitário de todos de forma publica, gratuita, laica e com qualidade socialmente referenciada, sob a responsabilidade do Estado, o que inclui o seu financiamento, conforme anunciam as novas DCN.
Em certo prazo, é difícil sair dessa situação fragmentária em que se encontra a oferta do E.M. para o que se aponta nas DCN - a constituição de um Sistema Nacional de Educação que efetive a integração dos diferentes níveis e modalidades da educação escolar e a articulação entre as polícas educacionais e as políticas públicas relativas às demais dimensões da vida social: saúde, economia e trabalho, cultura, ciência, tecnologia e Meio Ambiente, nos planos nacional, regional e local, viabilizando o regime de colaboração entre as instancias federal, estadual e municipal, evitando a sobreposição de programas e o desperdício de recursos públicos mas, é imprescindível edificar rapidamente os caminhos que levem, no futuro tão breve quanto possível, à formação humana integral e igualitária para todos, que ora se anuncia.
Evidentemente que, as especificidades de cada grupo precisam ser consideradas no projeto pedagógico e na organização curricular, sem prejuízo da garantia da base comum, assentada na concepção de formação humana integral em que os aspectos científicos, tecnológicos, humanísticos e culturais estejam incorporados e integrados, visando a uma formação integral de sujeitos autônomos e emancipados através de uma prática pedagógica significativa e decorrente da necessidade de uma reflexão sobre o mundo do trabalho, da cultura desse trabalho, das correlações de forças existentes, dos saberes contruídos a partir do trabalho e das relações sociais que se estabelecem na produção."
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Formação Humana integral
A Formação Humana integral é um dos pontos mais relevantes a ser desenvolvido por todos os que atuam no Ensino Médio, seja ele de qualquer modalidade. Nossos jovens precisam encontrar na escola um espaço onde seja oportunizado a eles, a chance de serem protagonistas de sua própria história, que compreendam seu papel na sociedade e que atuem de maneira a transformar sua realidade e o ambiente em que estão inseridos. Para que este trabalho se efetive se faz necessário conhecer e compreender a atual necessitade e interesse de nossos alunos , avaliar o currículo escolar e levar o jovem a compreender que ele faz parte do processo educativo.