Refletindo sobre os desafios do ensino médio
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Reflexão e Ação
Colégio Estadual Teotônio Vilela - Curitiba - CIC
Professores: Neuza, Noemi, Jhony e Waltercley (Geografia, História, Filosofia e Sociologia)
Ao longo da história do Brasil, muito se fez em relação a Educação, desde o Brasil Colônia até nossos dias. Onde sempre se preocupou com os avanços ou até mesmos com os retrocessos de como melhorar a Educação Básica.
No final do século XX, fez necessário uma reforma educacional, pautada no processo de formação de mão de obra para atender o mercado industrial. Só que durante o Governo de Fernando Henrique Cardoso, ocorreu a desescolarização do Ensino Técnico e predominou o modelo de competências, assim provocou a desestruturação do mesmo, provocando a falta de qualificação para atender o mercado de trabalho.Hoje com a LDB 9.394/96, faz-se necessário repensar os objetivos e as atribuições do Ensino Médio, onde vem alavancar o Projeto de Formação Humana Integral, no qual o foco é integrar a “cultura e trabalho”, propiciando-lhe a compreensão da vida social, da evolução tecnológica e sua dinâmica.Diante desse quadro que se apresenta a Educação Brasileira, a primeira medida para evitar a evasão escolar no Ensino Médio, é criar uma política pública redistributiva e emancipatória, capaz de retirar do mercado de trabalho (formal e informal), crianças e jovens até a idade legal de conclusão do Ensino Médio.Também fazer com que as escolas ofereçam uma infraestrutura integral na formação dos alunos, com um currículo adaptado as suas necessidades e resgatar a importância da formação intelectual do nosso aluno.
Reflexão em ação - Primeiro Encontro
Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay - Curitiba/PR - Tatuquara
Professores: Amaise (Inglês), Dilvana (Ed. Física), Jôse (Língua Portuguesa), Luis Fernando (História), Maraíza (Química), Rosicler G. (Sociologia), Suelen (Arte).
A partir da abordagem histórica do Ensino Médio (EM) estudada hoje entendemos que apesar deste nível da educação ter alcançado um número significativo da população, a dualidade da educação atual está na qualidade do ensino ofertado. O grande desafio da nossa realidade é oportunizar ao aluno o entendimento da importância de ter uma perspectiva de futuro, e que o EM pode oferecer isso. Cabe ao Estado e aos professores trabalhar de forma diferenciada a motivação do aluno, tendo como consequência a diminuição da evasão escolar, aumentando o interesse e o comprometimento com o estudo e com seu futuro.
Reflexão e Ação
Parabéns queridos colegas,
Neuza,Noemi, Jhonny e Walter, sempre comprometidos com o seu trabalho.