COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR LUIZ CARLOS P. SOUZA Orientadora: Ana Cristina Oliveira Toinko Pellanda Professores: André Dutra Jubilato, João Carmo Gomes, Maria Laura Pereira, Marcos Antônio Pimentel e Sergio Donizetti Luciano
O Colégio atende uma comunidade que apresenta baixo nível econômico e cultural, pertencente, em sua maioria, a faixa assalariada, sendo as profissões dominantes, dos responsáveis, de vigias, vendedores ambulantes, pedreiros, carpinteiros, operários, mecânicos, diaristas, empregadas domésticas, autônomos, entre outros. Encontram-se ainda muitos pais ou responsáveis desempregados e alguns atuando como trabalhadores informais, mantendo-se em subempregos, tendo e oferecendo aos filhos ou pupilos uma situação precária, carente e injusta. Em tal realidade os pais ou responsáveis necessitam ter vários meios de rentabilidade, não conseguindo acompanhar a vida escolar e extra- escolar do aluno e até mesmo ausentando-se da responsabilidade, transferindo à escola funções que não lhes são pertinentes. Os alunos de nossa escola buscam uma melhoria de qualidade de vida, uma boa profissão, salários dignos, que sejam no mínimo condizentes às necessidades básicas. Entretanto, não é isso que ocorre na maioria das vezes. Os alunos precisam colaborar com o sustento de suas famílias, dedicando-se cada vez mais ao trabalho e menos a educação. Mesmo tendo ciência da necessidade do conhecimento adquirido no colégio, do processo de ensino e aprendizagem, precisam buscar, muitas vezes, o próprio sustento, ficando difícil para o colégio efetivar, de maneira significativa, seu papel social perante tal comunidade e tais desafios. Muitos alunos, e a grande maioria do período noturno está no mercado de trabalho período integral, pois sua contribuição é indispensável no orçamento familiar. Através desta pesquisa pode-se perceber que a educação esta em segundo plano para algumas famílias e alunos, o que vem desvalorizando ainda mais a importância do conhecimento frente ao mercado de trabalho. Essa realidade social é bastante desfavorável aos educadores que atuam no colégio, pois, com a errônea transferência de responsabilidades da família ao colégio, torna-se complicado o trabalho dos docentes, uma vez que precisam trabalhar em conjunto com o processo de ensino e aprendizagem, a educação propriamente dita dos alunos, os problemas sociais e econômicos da comunidade em que estão inseridos, entre diversos fatores externos ao ambiente escolar, os quais interferem diretamente no cotidiano escolar, como violência; descriminação; dificuldade dos pais em impor limites aos seus filhos; desinteresse em acompanhar o rendimento escolar do mesmo, sendo omissos a seus deveres de pais ou responsáveis; perda da noção de direitos e deveres dos alunos os quais desrespeitam normas; excesso de informação veiculado pelos meios de comunicação de massa, descaracterizando muitas vezes o processo de ensino e aprendizagem; desconstituição dos direitos sociais; políticas sociais públicas ineficientes; entre diversos outros fatores.
Comments
comentário da questão 2 caderno 1
olá professores de todo o Brasil.
Agrega a isto tudo é que temos uma discrcrepância gritante das várias situações distintas sócioeconômica onde assola estas comunidades; problemas com moradias, empregos de pais de família conjugados de salários precários afetando o estudante em inúmeros casos de abandono escolar, pois tem de trabalhar para contribuir com o orçamento doméstico, pais e mães que desconhecem seus deveres com seus filhos em sua carreira acadêmica, não olham seus cadernos ou se olham também não sabem se as tarefas estão certas ou erradas uma vez que descnhecem totalmente os conteúdos, alunos envolvidos com entorpecentes contribui com uma parcela significativa de evasões escolares, gravidez na adolescência e outro fator de grande importancia, muitos alunos do ensino médio vê a escola com desconfiança, um futuro duvidoso e as escolas deixam de ser uma referencia, coisa que jamais deveria acontecer, as escolas devem ser modernas e prontas para atender as necessidades da suas comunidades, perde o foco quando são padronizadas , pois em cada estado, cidade, ou outro local qualquer as culturas são diferentes, as escolas devem ser ser atrativas, bem equipadas com laboratórios que funcionem não se pode viver mais de apenas de giz e quadro-negro. Enfim de todos os fatores comentados entre outros não existe um e apenas um que norteia tudo isso, são um conjunto de situações que convergem para que isto tudo aconteça. Se faz necessário a boa vontade de uma política pública com bons olhos voltada para a educação e os conflitos sociais, não sejamos ingênuos a ponto de pensar que a educação irá resolver todos os problemas, porém tem se uma clara certeza que seremos uma sociedade menos agonizante.