Pretendemos tornar possível uma maior intimidade dos alunos com o estudo das narrativas através de suas manifestações na música nacional, aprimorando os conhecimentos destes em relação ao mundo onde vivem e à sua própria relação com a língua materna. Baseamo-nos nos pressupostos teóricos de Jacques Derrida, nas concepções de Paulo Freire e nas reflexões acerca do ensino de língua de Wanderley Geraldi.
Entendendo leitura e percepção como meios de tornar os alunos indivíduos críticos e conscientes do seu papel enquanto cidadãos ativos na sociedade, procuramos incentivar tal hábito nos educandos. Despertando, assim a curiosidade para situações corriqueiras que permeiam inter-relações diretas do homem e sua cultura. Estudaremos a estrutura de narrativas nas canções “Dezesseis”, Legião Urbana, “Domingo no parque”, Gilberto Gil, “Construção”, Chico Buarque, e “Uma canção sobre o amor”, Clarice Falcão.
A partir do estudo das músicas, buscaremos o entendimento da estruturação da narrativa demonstrando a importância de cada um desses itens. Aumentando a interação dos atores envolvidos no processo de aprendizagem, visamos sua maior inserção ativa na sociedade
Apresentado por : Gabriella Jardim, Luiza Lima Gomes e Tuiany Guimarães.
Comments
Bons ventos
Bastante interessante a ideia deste projeto. "Domingo no parque" arrepia, arrebata. Espero que alcancem bons resultados.