PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

 A elaboração das novas diretrizes curriculares nacionais em virtude das novas exigências educacionais,decorrentes da aceleração da produção de conhecimento ,ampliação de acesso as informações,criações de novos meios de comunicação, das alterações do mundo do trabalho e das mudanças de interesses dos adolescentes e jovens leva a uma inquietação das "juventudes" que buscam a escola e o trabalho. Essa inquietação atinge também os professores que sentem a necessidade de corresponder  às expectativas desses jovens, dando significado à escola. Para isso nos deparamos com algumas dificuldades no que se refere a recursos humanos, materiais, financeiros e principalmente no que diz respeito a valorização e autonomia dos profissionais da educação, embora a própria LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação), prevê em seu ART 67 sobre a valorização dos profissionais da educação prevê:

VI- condições adequadas de trabalho e ainda de acordo com o ART 3 - O ensino será ministrado  com base nos seguintes princípios:

VII- valorização dos profissionais da educação

VIII- gestão democrática do ensino público na forma desta lei e das legislações dos sistemas de ensino

 Apesar disto o que se observa no cotidiano da escola é que muitas vezes o professor se vê "preso" às burocracias impostas, as quais atrapalham o desenvolvimento do seu trabalho e o professor deixa de lado a busca por metodologias que ajudariam a superar as expectativas dessa nova "juventude". Inclusive podemos observar que muitas ações que são impostas, poderiam ser questionadas e reformuladas pelos próprios professores, porém, por falta de conhecimento , tempo ou interesse, normalmente aceitam o que já está pronto.

Muitas das insatisfações manifestadas pelos  professores no ambiente escolar poderiam ser reinvindicadas e efetivadas através do PPP da escola, para isso o ART 13 estabelece que os docentes incumbiar-se-ão de :

I-participar da elaboração da proposta  pedagógica do estabelecimento de ensino

 Apesar das orientações curriculares nacionais e as orientações dos respectivos sistemas de ensino que devem estar presentes no PPP, existe uma certa autonomia que permite uma reformulação constante da proposta educativa da escola.  A  melhoria da qualidade da educação básica pode ser alcançada por meio da transformação do currículo escolar e do PPP.

 A reorganização dos saberes e o valor do PPP das escolas só acontecerá com a efetiva  participação dos professores e demais membros da comunidade escolar. Sem uma discussão efetiva dessa  comunidade escolar sobre o PPP, os professores continuarão a desenvolver trabalhos isolados e pouco eficazes.

Cabe lembrar que a gestão democrática do ensino público é um dos princípios em que se baseia o ensino, conforme determina o inciso VIII do ART 3 da LDB, completado pelo ART 14, portanto os professores devem se valer desse direito. Ressaltando o que diz as Diretrizes Curriculares Nacionais sobre o PPP:

" O primeiro fundamento para a reformulação do PPP de qualquer escola ou rede de ensino é a sua construção coletiva. O PPP só existe de fato--não como um texto formal, mas como expressão viva de concepções, princípios, finalidades, objetivos e normas que orientam a comunidade escolar--se ele resultar do debate  e reflexão do grupo que compõe a formação destes espaços ( escola ou rede de ensino )".