Projeto de ensino As Pessoas de Pessoa: trabalhando com heterônimos de Fernando Pessoa

Síntese de Projeto de Ensino

O projeto de ensino "As Pessoas de Pessoa: trabalhando com heterônimos de Fernando Pessoa" tem como objetivos gerais: contribuir para o enriquecimento literário e pessoal de alunos do Ensino Médio; desenvolver-lhes o entendimento sobre a importância da Literatura na humanização do legente; e ampliar e enriquecer suas capacidades analítica, reflexiva e crítica, via interpretação e compreensão de poesias.

São objetivos específicos do projeto: fomentar a prática da leitura; propiciar a construção de sentidos mediante poesias; e construir, coletivamente, conhecimentos sobre o fazer literário de heterônimos pessoanos.

A prática da leitura realçará a imprescindibilidade desta na formação de educandos, tornando-os aptos a melhor exercer sua cidadania e aprimorar sua humanidade.

O projeto necessita que os discentes sejam divididos em grupos, a fim de cada um desses dedicar-se à leitura de poema de um dos aludidos heterônimos. Após a leitura, cada grupo debaterá, internamente, a compreensão textual obtida por cada componente, a fim de obter um consenso sobre o entendimento do poema. O consenso será exposto para a turma, quando da leitura recitativa por membro escolhido pelos componentes do grupo.

imagem de Nilma Gonçalves Lacerda

Ler Pessoas

Sempre um bom exercício para o ser, ler os heterônimos de Pessoa, ainda que a perspectiva de consenso acabe não entrando em cena, pois, como vimos, literatura e consenso....

Vote neste Comentário