Projeto: A crônica utilizada na formação do pensamento crítico-reflexivo do aluno

Muito já se discutiu no que corresponde ao ensino de literatura nas escolas públicas e particulares. Na prática, o ensino de literatura põe –se a promover leituras de um grupo ‘seleto’ de autores, deixando a margem outros. Diante deste cenário, a leitura integral de textos é facilmente substituída por resumos e fragmentos. No que tange os programas de vestibular, Graciliano Ramos, Machado de Assis e outros, ficam lado a lado com os autores de Garfield e Mafalda.

Tomando essas e muitas outras questões de partida, buscamos incluir o aluno no universo da leitura de literatura, através da utilização do gênero crônica, pois além de relacionar-se com o texto jornalístico, a crônica apresenta uma linguagem simples e de fácil aceitação. Com isso, o objetivo do projeto é investir na formação do leitor e da leitura, por intermédio do gênero “crônica”, a fim de promover o diálogo sobre diversas temáticas na busca da formação do sujeito e do pensamento crítico-reflexivo do educando.

A avaliação deste projeto será gradativa, pois contará com a participação do aluno, a medida que o interesse e a integração aumentem  conquistaremos nosso objetivo que é de levar o estímulo da leitura e o pensamento crítico ao estudante.

Alunas: Camila Cardoso, Ellida Mariane e Samantha Sydow

imagem de Nilma Gonçalves Lacerda

Boa ideia para ir mais longe

A crônica é sempre bom caminho para ir além, chegar até alguns romances que se mostram crônica de costumes.

Vote neste Comentário