Programa Ensino Médio Inovador - Documentos importantes

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio InovadorNesta sexta-feira, 08 de março, participamos de aula inagural do Curso de Atualização Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador (JUBEMI) no Rio de Janeiro. Participaram professores da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro, representante da Secretaria Estadual de Educação/RJ, a equipe do Curso de Atualização (Observatório da Juventude da UFMG) e a Equipe do Portal EMdiálogo/RJ (Observatório Jovem/UFF). Segue, como prometemos, documentos orientadores e normativos sobre o Programa Ensino Médio Inovador e as Diretrizes Curriculares do Ensino Médio. Os documentos estão hospedados na Biblioteca do Portal EMdiálogo. Confiram nos links abaixo:

Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Resolução N.2/2012

Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Parecer

Proposta de experiência curricular inovadora do Ensino Médio - Parecer CNE N.11

Portaria 971 - Institui o Programa Ensino Médio Inovador

Programa Ensino Médio Inovador - Documento orientador

Programa Ensino Médio Inovador

Saiba mais:
Curso JUBEMI

Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

Seminário Nacional do PROEMI - 2012 - Textos de referência

imagem de Clarice Luiz Sant'Anna

Jubemi

Felizes com a intensa participação dos professores das Escolas de Ensino Médio de Santa Maria - RS, no JUBEMI - 2013 - 2º semestre. Muita expectativa para a  roda de diálogos. A curiosidade intensa dos professores que leva a pesquisa permanente.Como vai ser? Estamos contando os dias para a aula presencial,desta forma nos reunimos com colegas de diferentes escolas. Telefonemas, email. Professores com JUBEMI na cabeça. Isso significa!!! Estamos pensando cada vez mais no nosso jovem. Ele é o protagonista das nossas práxis.

imagem de Clarice Luiz Sant'Anna

liberdade de expressão, juventude, desigualdade, escola

Medo de quê? " O belo está no ser diferente a sociedade perde a beleza quando  há uma  estatização de perfil onde todos são iguais ou aqueles que não querem ser iguais são discriminados e sofrem preconceitos dentro de um país multicultural como o Brasil."

Essa afirmação é forte, num período em que estamos nas Escolas Estaduais do RS, realizando a chamada semana de "Formação" dos professores para qualificarem suas ações junto aos Jovens. Mas como sempre considero que não analisamos o processo e nos preocupamos com o resultado final. Ficaria muito feliz se alguma escola  realmente nesse período, fizesse uma pergunta simples. Quem é meu aluno? Quem é o jovem? De onde ele vem? Onde mora? Qual a sua comunidade, crenças, medos. Proporcionamos a eles momentos de serem quem realmente são, expressarem-se. Ou eles repetem o mesmo discurso engessado da escola, para não serem discriminados. Ou melhor, reproduzirem nossa imagem e semelhança? Uma Reflexão!!!!!

imagem de shirlei sales

JUBEMI é o curso!

Muito legal saber das boas expectativas da galera de Santa Maria.

Nessa semana, a equipe que atua no JUBEMI teve uma reunião de encerramento da 2ª turma e os depoimentos das/os cursistas são mesmo entusiamadores.

Elas/es dizem, de diferentes formas, o quanto o curso e também o Portal EMdiálogo contribuem para a mudança em suas formas de ver as/os jovens e dão pistas de como aprimorar as práticas de trabalho com elas/es, nas escolas de ensino médio.

Na nova edição do curso, que já começa em agosto, teremos a oportunidade de aprender ainda mais sobre questões amplas e diversificadas que dizem respeito à relação entre as/os jovens e as escolas.

O segundo semestre promete!

imagem de Celina Cassal Josetti

divulgação

Vamos continuar divulgando essa notável iniciativa!!!

imagem de Celina Cassal Josetti

divulgação

Vamos continuar divulgando essa notável iniciativa!!!