Professores que fazem o Pacto discutem o Currículo do Ensino Médio e a relação entre mundo do Trabalho, Ciência, Tecnologia e Cultura.

 

Professores do Colegio CEEP 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os professores que fazem o Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio discutem nas escolas sobre o currículo do Ensino Médio e a importância da relação entre mundo do trabalho, ciência, tecnologia e cultura. 

Como parte das atividades do Caderno 3 do Pacto que tem como tema: O Currículo do Ensino Médio, seus Sujeitos e o Desafio da Formação Humana Integral são propostos aos professores que fazem ao curso atividades de debate e reflexão e ação.

Alunos do colégio “Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba” – CEEP – Boqueirão apontam sobre essa temática que “Após a leitura dos textos referentes à reflexão e ação e sobre o currículo escolar podemos inferir que estes se instituem como seleção, e que existem sim vários tipos de relações entre o que o corpo docente ensina aos educandos e o mundo do trabalho, ciência, tecnologia e cultura.

Atualmente podemos destacar que em nossa escola de ensino médio integrado e cursos profissionalizantes ficam evidenciadas estas relações, pois a grande maioria dos professores tende a fazer uma abordagem nestas quatro áreas abordando os assuntos e instigando os alunos a participarem das diversas atividades extra curriculares que a escola oferece anualmente. 

Podemos destacar, como exemplo destas relações, as diversas Mostras de Trabalhos relacionados aos cursos profissionalizantes que a escola oferece. Nestas Mostras, os alunos poderão vivenciar e construir a sua própria formação e compreender na prática a aplicabilidade dos conteúdos abordados nas disciplinas.

No quesito “Mundo do Trabalho”, o professor procura contextualizar os assuntos e temas abordados em sala de aula com a rotina diária dentro das empresas e indústrias, na medida do possível, bem como trazer exemplos de aplicação da teoria nas diversas disciplinas técnicas e de base nacional comum, oportunizando aos educandos momentos de aprendizagem significativa através de aulas dinâmicas e expositivas ofertadas pelos professores.

No “Mundo da Ciência”, podemos inferir que os conteúdos são sempre apresentados de forma a retratar as realidades científicas de cada área de curso promovendo a geração dos diversos tipos de conhecimento e aumentando o leque destes conhecimentos para a geração e/ou criação de novos conhecimentos e de novas tecnologias.

No “Mundo da Tecnologia”, os conteúdos básicos, fundamentados no conhecimento científico acumulado pelas sociedades, são os alicerces para diversos usos no eventual desenvolvimento das novas tecnologias e a correta utilização daquelas tecnologias já existentes.

No “Mundo da Cultura”, vemos que a cultura é advinda de diversos indivíduos de determinados grupos e é amplamente influenciada pelos diversos tipos de conhecimentos, científicos ou não, que são transmitidos pelos professores aos seus educandos. Estes, ao retransmiti-los, promovem a globalização da cultura e a geração/miscigenação de novas culturas.

Em alguns momentos do cotidiano escolar, conseguimos estabelecer estas relações, mas não da forma como deveria ser. Em algumas disciplinas isso pode ocorrer com mais facilidade, mas em outras é bem mais complicado de isto ocorrer, devido a inúmeros fatores que não dependem apenas da vontade do professor.

Devemos intervir na realidade da sala de aula para podermos transformá-la. Conhecemos essa realidade, mas será que trabalhamos para transformar a realidade em sala de aula e também fora dela?

Para realizarmos o resgate social da nossa sociedade atual, devemos fazê-lo através de uma intervenção escolar, onde devemos aliar a teoria com a prática. Assim, devemos fazer a intervenção de forma a promover as relações desejadas pelas Diretrizes Curriculares. Tudo isto sugere uma mudança de comportamento, tanto do corpo docente da escola, como dos alunos e de toda a sociedade.

Enquanto docentes, temos uma noção dos problemas que assolam a sociedade. Devemos refletir muito sobre esses problemas, no sentido de identificarmos aquilo que está errado ou desconexo, para desenvolvermos ações positivas que implementem uma real mudança de comportamento e de atitude na nossa sociedade.

Cabe a todos nós promover estas reflexões para que as mudanças e/ou transformações necessárias a nossa sociedade realmente ocorram, transformando os envolvidos em cidadãos atuantes e sabedores de seus direitos e deveres enquanto cidadãos do mundo.

A escola deve auxiliar na detecção de problemas enfrentados pela comunidade escolar e também pode promover o atendimento à sociedade em geral, criando diversas ações comunitárias em conjunto com todos os envolvidos, para a melhoria das dificuldades encontradas por nossa sociedade atual.

No Mundo do Trabalho, vemos que este se constitui como prática econômica, pois garante a existência dos seres humanos, permitindo a produção de riquezas e satisfazendo necessidades pessoais.

Assim, vemos que o ponto chave da questão é que o Trabalho se constitui como pratica econômica essencial à condição humana, mas nem sempre colabora efetivamente para que todos os cidadãos tenham um salário digno que lhe permita uma condição de sobrevivência digna e justa”.

Pode-se destacar como exemplo positivo destas atividades durante o pacto as relações entre as diversas mostras de trabalhos relacionadas aos cursos profissionalizantes que a escola oferece. De acordo com o depoimento dos professores cursistas, os alunos puderam vivenciar e construir a sua própria formação, compreendendo na prática a aplicabilidade dos conteúdos abordados nas disciplinas técnicas.

CEEP - CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA

ATIVIDADE EM GRUPO
ETAPA 1 - CADERNO Nº: 03 - PÁGINA 17 – Reflexão 1

INTEGRANTES: Professores cursistas

1- Maira Vasselai
2- Maria Zenaide  B. Grigoletto
3- Nelson Ávila
4- Ronald Wykrota
5- Suzana Lima Barbosa - 

Orientadora de Estudo dessa turma: Professora Michelle Moreira dos Santos.

O Colégio CEEP – Boqueirão tem em torno de 2.250 alunos e conta com duas turmas de professores que fazem o Pacto do Ensino Médio - PNEM. As Orientadoras de Estudo são as professoras MICHELLE MOREIRA DOS SANTOS e DAYANE APARECIDA MARCHIORI.

O colégio possui as modalidades de ensino: Subseqüente ao Ensino Médio (Técnico) e Ensino Médio Integrado, nos Cursos Técnicos em Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Meio Ambiente e Química Industrial.

Estrutura do CEEP:

5 blocos
22 salas de aulas
23 laboratórios
Biblioteca

Auditório

Comunidades: